Por Danilo Queiroz
A pandemia de coronavírus causou mais uma modificação importante no Campeonato Candango. Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) paralisar todos os seus torneios e deixar os estaduais nas mãos das mandatárias locais, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) se reuniu com clubes participantes da competição e decidiu antecipar a disputa da 11ª rodada. que estava marcada para o próximo fim de semana.
Por decisão da FFDF e dos 12 clubes participantes do Candangão, os seis jogos finais da primeira fase foram antecipados e serão realizados na próxima quarta-feira (18/3) simultaneamente às 15h30. Por força do Decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) que vetou a organização de eventos com aglomeração de mais de 100 pessoas, todas partidas serão realizadas com portões fechados e sem a presença de torcedores nas arquibancadas.
Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, o presidente do Ceilândia, Ari de Almeida, disse que a decisão foi consenso unânime entre os clubes. O mandatário do Gato Preto acrescentou que os representantes entenderam que a antecipação é o melhor para a competição no momento e se uniram em volta do bom-senso e da coerência, pensando, inclusive, nos quatro clubes que não vão ter mais calendário após a 11º rodada.
Sem previsão de calendário para o restante da temporada, as agremiações que ficarem em 9° e 10° (além de Paranoá e Ceilandense, que já estão rebaixados) teriam que manter seus elencos para realizar apenas mais um jogo. Com a definição de jogar na quarta-feira, estes clubes terão a possibilidade de despensar seus elencos. A antecipação das partidas finais resolve o problema e já encaminhará os classificados para o mata-mata do Candangão.
Com isso, a última partida restante da 10ª rodada também precisou ser remanejada. Inicialmente marcada para o último domingo (15/3), o jogo entre Gama e Real Brasília havia sido transferido para terça-feira (17/3). Porém, com a realização da última rodada da primeira fase na quarta-feira (18/3), o jogo entre o aurianil e o alviverde será disputado no próximo sábado (21/3), às 16h com portões fechados.
A sequência do Campeonato Candango com os jogos de mata-mata ainda será avaliada posteriormente. Ainda existe, por exemplo, a possibilidade de parar o torneio local por tempo indeterminado a depender do avanço do coronavírus como vem sendo feito em outros estados, como São Paulo e Minas Gerais. A definição será tomada entre os clubes classificados e a FFDF após a realização da 11ª rodada.
Jogos da 11ª rodada do Candangão
Quarta-feira, 18/03
15h30 – Unaí x Ceilandense (Urbano Adjuto)
15h30 – Luziânia x Ceilândia (Serra do Lago)
15h30 – Brasiliense x Paranoá (Serejão)
15h30 – Gama x Formosa (Bezerrão)
15h30 – Capital x Sobradinho (a definir)
15h30 – Real Brasília x Taguatinga (Defelê)