Quando a Série D do Campeonato Brasileiro começa, os 64 clubes envolvidos sonham, cada um da própria maneira, com o acesso para a terceira divisão do futebol nacional. Na noite deste domingo (3/9), os dois últimos lugares do objetivo foram cumpridos. Após Athletic e Caxias subirem no sábado (2/9), Ferroviária e Ferroviário confirmaram a participação na Série C da temporada de 2024.
Time de melhor campanha ao longo da Série D do Brasileirão, o Ferroviário sofreu bastante para conquistar a vaga. Mesmo jogando em casa, o time cearense passou aperto e chegou a sofrer um gol do Maranhão aos 46 minutos do segundo tempo. O sonho estava indo por água abaixo quando o empate veio, aos 50. Nos pênaltis, o Ferrão ganhou por 3 x 0 e garantiu um lugar na Terceirona.
A Ferroviária tinha caminho contrário e uma das campanhas mais frágeis entre os envolvidos no mata-mata. Mesmo assim, o time paulista subiu. A Ferrinha havia ganho a ida, em São Paulo, e empatou com o Sousa, fora de casa, na Paraíba, por 1 a 1, e saiu do calvário da quarta divisão nacional. A equipe bateu na trave do acesso em outras edições da Série D do Brasileirão.
Ferroviário e Ferroviária, agora, vão jogar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2024 ao lado de Athletic e Caxias. O futebol de São Paulo segue isolado como estado com mais acessos na quarta divisão. Ao todo, são nove campanhas bem-sucedidas em 15 temporadas. Com cinco, Ceará vem logo atrás no ranking nacional, empatado com o Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Para o futebol do Distrito Federal, resta aguardar a temporada 2024 da Série D do Campeonato Brasileiro para sonhar em repetir o feito protagonizado por Athletic e Caxias neste ano. Na próxima edição do torneio, a capital será representada por Real Brasília e Brasiliense, campeão e vice do Campeonato Candango de 2023. Os times locais não jogam a Série C desde 2013.