Por Maurício Carvalho
A FGF (Federação Goiana de Futebol) e a FFDF (Federação de Futebol do Distrito Federal) em comum acordo, decidiram efetuar um intercâmbio entre árbitros e assistentes de futebol das duas federações. Além da troca de experiências, o intuito principal das federações é o crescimento no âmbito profissional.
A novidade adotada inicia-se no próximo sábado (05/02), e curiosamente dois irmãos estarão envolvidos nessa estreia, Wilton Pereira Sampaio será o homem do apito no Candangão, enquanto Sávio Pereira Sampaio viajará para Goiânia.
Em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Goiano, Sávio Sampaio, árbitro do Distrito Federal, recém-promovido ao quadro FIFA, terá pela frente um clássico: no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, às 16:30hrs, Vila Nova x Atlético Goianiense farão um jogo tenso, pois ambas as equipes vêm de derrota e buscam recuperação na tabela. Sávio terá a companhia dos assistentes, Daniel Henrique Andrade, também do Distrito Federal e Tiago dos Santos.
Já o conhecido Wilton Pereira Sampaio, pertencente ao quadro da FIFA desde 2013 terá a missão de conduzir o duelo entre Capital x Brasília, confronto direto da tabela (as duas equipes visam o G4, o Brasília está na 3ª posição com sete pontos, porém a situação pode mudar em caso de vitória do Capital, atualmente 5º colocado com cinco pontos). A partida abre a quinta rodada do Candangão, sábado, às 15:30hrs, no estádio JK.
Experiência na arbitragem do Candangão
Wilton Pereira Sampaio é natural de Teresina, Piauí, tem 40 anos e apita profissionalmente desde 2007, e, em 2013 entrou para o quadro de árbitros da FIFA.
O árbitro filiado à Federação Goiana é conhecido pelo seu rigor à frente dos jogos e pode se vangloriar de algumas partidas importantes em seu currículo, dentre elas o jogo da volta da semifinal da Libertadores de 2019 entre Boca Juniors x River Plate em La Bombonera, e a semifinal do Mundial de Clubes de 2018, no jogo em questão o Real Madri venceu o Kashima Antlers do Japão por 3×1.
Retorno à Capital Federal
Recentemente Wilton Pereira foi o árbitro da decisão da Super Copa do Brasil, aqui mesmo na Arena BRB Mané Garrincha, jogou em que o Flamengo levantou a taça após derrotar o furacão por 3 a 0.
Finais apitadas por Wilton Pereira Sampaio
Campeonato Goiano 2021 – Anápolis 1×1 Vila Nova
Super Copa do Brasil 2020 – Flamengo 3×0 Athletico PR
Recopa Sulamericana 2016 – Independiente Santa Fé 1×1 River Plate