Transição na carreira! Distante dos gramados desde o fim do Campeonato Candango 2023 – o Candangão -, Preto Costa tem um novo desafio pela frente. Na noite da última terça-feira (3/10), o ex-zagueiro de 42 anos anunciou que será auxiliar técnico do treinador Luan Carlos. Os dois foram companheiros de trabalho em 2021 e 2022, quando estavam no Brasiliense.
Essa será a primeira experiência de Preto Costa à beira do gramado. O ex-jogador tem boa rodagem pelo futebol brasileiro e passou por times como Fortaleza, Goiás, Ceará, Portuguesa e Bragantino. No Distrito Federal, defendeu o Brasiliense por seis temporadas e chegou a ser emprestado para o Taguatinga e Samambaia.
Foi no Cachorro Salsicha que Preto jogou as últimas partidas. “Quero contribuir muito com o trabalho do professor Luan. A intensidade do trabalho dele é impressionante. Quero aprender cada vez mais e ajudá-lo nessa caminhada”, disse o ex-jogador
Para Luan Carlos, a bagagem chega para somar na comissão do dono da prancheta. O professor afirmou que já estava procurando um ex-atleta com quem tivesse trabalhado para agregar à equipe da comissão técnica.
“Após minha primeira passagem pelo Brasiliense (2021) vi no Preto Costa esse perfil que eu buscava. Desde então vinha falando com ele sobre isso. Aí, assim que ele decidiu encerrar a carreira, concretizei o convite”, explicou o treinador. Juntos, Luan e Preto ainda analisam algumas propostas para começaram os trabalhos de fato.
– Clique e saiba mais
– Brasília vai se firmando como celeiro de jovens promessas para o futebol
– Segundinha: veja os detalhes dos jogos de ida da semifinal
– Sobradinho Feminino vive turbulência entre atletas e gestora
Trajetória no Brasiliense
Agora em novo cargo e esperando um clube para aperfeiçoar o trabalho, Preto Costa ficou as últimas seis temporadas no Brasiliense. Foram 27 jogos pelo time amarelo e três taças conquistadas: o Candangão – em 2021 e 2022 – e a Copa Verde – em 2020. Depois, foi emprestado para o Samamabaia, coirmão do Jacaré, durante a disputa do Candangão 2023.
Já Luan Carlos treinou o Jacaré em duas oportunidades. Na primeira passagem, em 2021, ele comandou o time na Copa Verde e na Série D do Campeonato Brasileiro. Foram duas vitórias foram duas vitórias, quatro empates e três derrotas. Na temporada seguinte, ele retornou ao time amarelo nas mesmas nove partidas, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas.