O Brasília Basquete estreou com o pé esquerdo no Novo Basquete Brasil. Nesta chuvosa tarde de sábado (21), o alviceleste estreou no NBB com uma derrota por 84 a 72 para o Corinthians. A reformulada equipe mostrou potencial na sua primeira amostragem, mas pecou nas chances claras que obteve. Os extraterrestres retornam às quadras na próxima segunda-feira, contra o Pinheiros, às 19h30, na Arena BRB Nilson Nelson.
Primeiro tempo
Durante o primeiro período, o ritmo de jogo foi infenso. O Brasília buscou impor o ‘fator casa’ e de forma agressiva, com uma troca de passes rápida e apostando em bolas de três. O Corinthians vencia até os últimos segundos da primeira etapa, mas Dalaqua colocou os donos da casa à frente ao acertar uma bola de três do meio da quadra: 26 a 24 para os Extraterrestres. Em uma partida disputada, o time brasiliense ia com a vantagem para o segundo período.
Mesmo que a partida continuasse equilibrada, o Corinthians saiu para o vestiário com a vantagem no placar. A equipe paulista teve apenas quatro erros distante os dois primeiros períodos e contou com uma tarde inspirada do ala Cauê Borges. O corinthiano anotou 15 pontos apenas no primeiro tempo, além de distribuir três assistências aos seus companheiros. A equipe do Brasília ainda confundia o adversário com uma rápida troca de passes, mas retornava aos vestiários perdendo por 40 a 45.
Segundo tempo
O Brasília pareceu não voltar com a cabeça para o terceiro quarto. Com menos de dois minutos jogados, os donos da casa estavam com 11 pontos de desvantagem. Rapidamente o treinador Dedé Barbosa teve de pedir parada técnica para ajustar novamente. Mesmo com as correções, a equipe ainda tinha dois obstáculos dentro de quadra: defensivamente, o pivô corinthiano Onwenu era soberano nos bloqueios e rebotes. Na frente, Cauê Borges continuava cravando suas cestas e ampliando a vantagem dos visitantes: 66 pontos corinthianos contra 55 dos extraterrestres, finalizando o terceiro período.
Com a desvantagem no placar, a equipe de Brasília se jogou ao ataque, pressionando a equipe paulista. Posicionada de forma espaçada, os extraterrestres ocuparam a área ofensiva durante boa parte da quarta etapa. O recém-chegado Dalaqua foi o destaque do período: no geral, o armador anotou 15 pontos e foi o principal jogador brasiliense na tentativa de virada. Pelo lado corinthiano, Léo Demétrio foi outro destaque da equipe paulistana, com 27 pontos anotados, sendo o segundo maior pontuador da partida, que por fim, ficou em 84 a 72 para os visitantes.
O que vem por aí
O Brasília Basquete tentará conquistar seus primeiros três pontos no Novo Basquete Brasil na próxima segunda-feira. Os extraterrestres enfrentam o Pinheiros, novamente na Arena BRB Nilson Nelson, às 19h30. A partida não será televisionada.