21.5 C
Brasília
quinta-feira, 22 de maio de 2025

Estádio Serra do Lago sofre com problemas causados por falta de manutenção

Vídeos mostram gramado danificado por mato e pragas, além de problemas em estruturas, como arquibancadas e banco de reservas

- Continua após a publicidade -

Um dos estádios mais utilizados em partidas do Campeonato Candango na última década, o Serra do Lago está atravessando momentos inglórios provocados por descuido e falta de manutenção. Com o Luziânia longe da elite local desde 2022, o palco esportivo do município goiana caiu no esquecimento e sofre com problemas relacionados à falta de revitalização no gramado e partes da estrutura, como as arquibancadas.

A reportagem do Distrito do Esporte recebeu uma série de vídeos dos moradores denunciando o descaso com o Serra do Lago. Nas imagens, é possível ver os estragos causados pelo esquecimento. O campo está prejudicado por mato e pragas. Nas arquibancadas, o desgaste da pintura é visível. Espaços como banco de reservas e vestiários também acusam problemas provocados pela falta de manutenção.

- Continua após a publicidade -

O local não recebe uma partida profissional desde outubro do ano passado, quando o Luziânia goleou o Botafogo-DF, por 7 a 0, pela Segunda Divisão do Campeonato Candango. Em dezembro, uma partida beneficente fez parte das comemorações dos 278 anos da cidade. Neste ano, o palco esportivo não é opção para o Igrejinha, nem mesmo, em competições de base. Nas partidas das categorias Sub-11 e Sub-20, por exemplo, o clube recorreu a campos como o Diref, a Agepol, a OAB e o CP Kennedy.

Após receber as imagens expondo as condições do Serra do Lago, o Distrito do Esporte procurou formalmente a Prefeitura de Luziânia, responsável pelos cuidados do estádio, para solicitar informações sobre os planos de recuperação da arena, além de averiguar se há algum contrato de manutenção vigente para a praça esportiva. O órgão não respondeu os contatos realizados pelos e-mails oficiais até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado em caso de retorno.

Nas redes sociais, o secretário de esportes do município, Professor Marcus, respondeu comentários sobre o caso do Serra do Lago e prometeu ações de recuperação. “(Teremos) troca do gramado, implementação de um reservatório de 30 mil litros (de água) para conseguir suprir a necessidade, reparo dos espaços e, posteriormente, a formalização de uma parceria público privada para garantir a manutenção e a segurança”, escreveu, após questionamento de um dos seguidores.

Conforme o secretário, a gestão, empossada neste ano, recebeu o estádio nas condições atuais. De acordo com pesquisa realizada pela reportagem no Portal da Transparência da Prefeitura de Luziânia, o último contrato de revitalização e reforma do Estádio Serra do Lago data de abril de 2022. Na ocasião, o Poder Público contratou a empresa Engenharia Integral LTDA, na modalidade de dispensa de licitação, para realizar intervenções na arena esportiva. O valor dos serviços ficou avaliado em R$ 55.467,27.

Em 2023, a Prefeitura de Luziânia informou um pregão presencial para “futura contratação” de empresa especializada na prestação de serviços de serralheria para confecção, reparos e manutenção nos Centros Poliesportivos, nos campos de futebol dos bairros e da zona rural, no Serra do Lago, quadras poliesportivas e cobertas, ginásios de esportes e das academias ao ar livre do município. Não há mais detalhes no site da gestão local sobre o tema.

Problema recorrente

Em julho de 2024, o Serra do Lago foi reprovado em vistoria realizada pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). No ofício enviado aos dirigentes do Luziânia, então interessado em mandar jogos da Segunda Divisão do Campeonato Candango no local, apontou mau estado de conservação e limpeza dos vestiários; bancos de reserva com cobertura deteriorada; o péssimo estado do gramado (com mato e praga) e mato; e falta de irrigação.

O Igrejinha ganhou alguns dias para solucionar os problemas e conseguiu atuar no Serra do Lago durante a campanha em busca do acesso à elite local. Ao todo, o Luziânia jogou quatro vezes no local, mas acabou eliminado na primeira fase da divisão de acesso e sequer disputou os jogos decisivos pela vaga. Neste ano, ainda não há confirmação se o clube participará novamente do torneio.

Palco de partidas memoráveis nas campanhas dos títulos do Luziânia nas edições de 2012 e 2014 do Campeonato Candango — o Igrejinha é a única equipe do Entorno a levantar taças do Distrito Federal — e casa de vários clubes do Distrito Federal em temporadas recentes, o Serra do Lago, agora, sofre com o esquecimento. Quem já acompanhou jogos por lá, torce por uma recuperação imediata para o palco esportivo retornar aos dias de protagonismo no futebol local.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE