Por Michael Nunes
No último dia 15 foi autorizado pelo GDF a reabertura das academias e escolas de artes marciais. Uma boa notícia para o faixa-preta de jiu-jitsu e líder da Gracie Barra Cruzeiro, Rodrigo Gomes, conhecido como “Rodé”.
Em tempos que as lives tomaram conta do pedaço e viraram rotina, Rodé teve que se adaptar a essa nova realidade. Para o campeão brasileiro de jiu-jitsu, ministrar aulas através de uma live não foi legal: “Foi difícil. O nosso esporte é de contato e presencial, pois tem vários ajustes nas posições. Fomos improvisando alguns exercícios que ajudaram bastante os alunos na parte física e mental deles”, conta o faixa preta.
O professor e atleta contou, como foi esse tempo longe dos tatames. “Foi um período bastante complicado. Nós tínhamos uma rotina de treino e planos de aula, quando começou a quarentena tudo foi para o segundo plano”, disse Rodé.
A academia voltou com uma série de restrições. Rodé tomou todo cuidado necessário para seguir as recomendações de saúde necessárias neste período. “Seguimos todos os procedimentos dos protocolo. Fizemos as marcações de espaço no tatame, higienização diariamente da escola, colocamos álcool em gel em todo espaço. Além de ter o medidor de temperatura e uso em todo tempo da máscara”, descreve o professor.
Para o casca grossa, a segurança com a saúde dos alunos é o que mais importa nesse momento. O empresário foi pego de surpresa com o decreto de fechar as academias. “Eu tinha acabo de voltar dos Estados Unidos. Passei uma temporada treinando com meu professor, o Brasiliense Alexandre Dande, quando vi tudo isso acontecendo fiquei surpreso”, detalha o campeão.
Treinos em casa para não perder o ritmo
O professor vinha treinando em casa, a fim de não perder o ritmo que o acompanha há mais de duas décadas. Em relação aos seus alunos, Rodé usa a experiência para deixá-los animados, “O nosso esporte é de contato. É claro que eles sentem a falta de fazer um rola e treinar posição. A gente coloca vídeos de campeonatos, para eles assimilarem com o exercício que ensina”, disse Rodé.
O maior desejo do professor é que tudo isso acabe logo: “É a vontade de todos. O fim dessa pandemia e que tudo volte ao normal. Sinto saudades de treinar e preparar meus alunos para as missões das competições”, finalizou o faixa preta.
Serviço:
Endereço: Cruzeiro center, sobreloja 26b, Cruzeiro velho
Horários:
Segunda,quarta e sexta–feira
7:00; 12:30; 19:30; 20:00
Terça e quinta
10:00 e 20:00
Todos os sábados
10:00
Contato: Rodrigo “Rodé” Gomes 9.8223-6482