26.5 C
Brasília
terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Equipes do DF não passam da segunda fase da Série D desde 2020

Em busca da quebra deste tabu, Brasiliense e Ceilândia entram em campo pelo jogo de volta da 2ª fase da Série D no sábado (5/8). Último time a passar de fase foi o Jacaré, quando passou pelo Real Noroeste

- Continua após a publicidade -

A grande decisão da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro está se aproximando. No próximo fim de semana, 32 clubes entram em campo para duelar pelas vagas nas oitavas de final da competição nacional. Entre as equipes estão dois representantes do Distrito Federal: Brasiliense e Ceilândia. Os times do quadradinho estão com uma responsabilidade maior, já que fazem alguns anos que uma equipe da capital do país não passa da segunda fase.

A última vez que um representante do quadradinho passou desta fase da Série D do Brasileirão foi em 2020. Na ocasião, Brasiliense e Gama estavam disputando a competição nacional. Após uma boa primeira fase, os dois times da capital federal enfrentaram adversários teoricamente mais fracos. O Alviverde enfrentou o Goianésia, enquanto o Jacaré duelou contra o Real Noroeste, do Espírito Santo.

O Gama acabou sendo eliminado pela equipe do interior de Goiás, com o placar agregado em 4 a 3. Já o Brasiliense despachou com facilidade o representante capixaba, 4 a 1 no total. Porém, nas oitavas de final da Série D, uma pedreira estava na frente do Jacaré. O Mirassol, que fez um ótimo Campeonato Paulista, chegando até à semifinal da competição estadual, foi o adversário do esquadrão amarelo na quarta divisão.

- Continua após a publicidade -
Brasiliense x Mirassol - Série D 2020
Brasiliense venceu o Mirassol no Serejão, porém, foi eliminado por 5 a 2 no placar agregado – Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O clube do interior paulista liquidou a fatura já no primeiro jogo, goleando o Brasiliense por 4 a 0. No confronto de volta, realizado no Estádio Serejão, o time do Distrito Federal até conseguiu vencer por 2 a 1, mas o triunfo foi insuficiente. De 2020 até a última edição da Série D, os representantes do quadradinho não passaram da segunda fase. Em 2021, o próprio Brasiliense foi eliminado pela Ferroviária, após um jogo muito discutido em Araraquara.

Na época, o Gama foi eliminado ainda na primeira fase. Na temporada passada (2022), o Ceilândia caiu ainda na fase de grupos, enquanto o Brasiliense novamente parou na sequência. Diante do Nova Venécia, do Espírito Santo, o Jacaré foi superado fora de casa e empatou em 1 a 1 no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião. O jogo foi encerrado após a torcida do Brasiliense invadir o gramado e tentar agredir os jogadores.

– Clique e saiba mais
Tabela da quarta divisão do Campeonato Brasileiro
Confronto de volta entre Athletic e Brasiliense terá torcida única
Segundinha: jogador ex-Palmeiras é anunciado pelo Sobradinho
Ceilândia faz promoção para atrair torcida em decisão na Série D

Brasiliense STJD
Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

O ano do quase acesso

A temporada de 2014 quase recolocou o Distrito Federal na terceira divisão do futebol nacional. Naquele ano, o Brasiliense chegou longe e caiu nas quartas de final para o Brasil de Pelotas. O Jacaré avançou em primeiro lugar na fase de grupos. O esquadrão amarelo enfrentou adversários como Anapolina, Estrela do Norte-ES, Itaporã-MS e Villa Nova-MG. Com uma primeira fase invicta, o representante do quadradinho chegou com tudo nas oitavas de final.

O Brasiliense enfrentou o Remo e passou após vencer por 3 a 2 no agregado. Nas quartas de final, o Jacaré pegou o representante do Rio Grande do Sul. No jogo de ida, o Brasil de Pelotas venceu por 2 a 1. No Estádio Serejão, o esquadrão amarelo devolveu o mesmo placar e levou a partida para as penalidades máximas. O clube Rubro-Negro se deu melhor, venceu por 4 a 3 e conquistou o acesso, deixando o DF mais um ano na Série D.

Brasiliense x Brasil de Pelotas - Série D 2014
Foto: Carlos Insaurriaga/GEB

A volta por cima na Série D

Agora, em 2023, Brasiliense e Ceilândia buscam quebrar o tabu que perdura por dois anos. Quem tem a tarefa mais difícil é o Jacaré. O clube amarelo perdeu o jogo de ida dentro de casa por 2 a 0 para o Athletic. Para conseguir a classificação, o Jacaré terá que vencer por três gols de diferença. Caso triunfe por dois tentos, o classificado para as oitavas de final será decidido nos pênaltis. O confronto acontece na Arena Unimed, às 15h, em São João Del Rei-MG.

Meia hora mais tarde, o Gato Preto recebe o Vitória-ES no Maria de Lourdes Abadia, o Abadião. O Ceilândia também perdeu a primeira partida, só que pelo placar magro de 1 a 0 e atuando longe do quadradinho. Dentro de casa, o Alvinegro está confiante, assim como sua torcida. Para se classificar, o Gato precisa ganhar por dois gols de diferença. Caso vença por apenas um, o duelo será decidido nos pênaltis.

Vitória x Ceilândia pela segunda fase da Série D do Brasileirão 2023
Foto: Clara Fafá/Vitória FC

Série D – Segunda fase

Sábado (5/8)

Athletic x Brasiliense
Arena Unimed – 15h

Ceilândia x Vitória
Abadião – 15h30

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P