22.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Enfim, o retorno! Planaltina elimina Luziânia e garante vaga no Candangão

Após 25 anos, Planaltina retorna à primeira divisão do Campeonato Candango depois de despachar o Luziânia na semifinal da Segundinha. Resultado coloca o Galo do Planalto na finalíssima da competição local

- Continua após a publicidade -

O Galo do Planalto cantou muito alto na manhã deste domingo (15/10). Em jogo realizado no Estádio Municipal de Planaltina de Goiás, os donos da casa conquistaram o acesso para a primeira divisão do Campeonato Candango e na final da Segundinha após empatarem com o Luziânia em 1 a 1. Com o resultado, o Planaltina voltou à elite do Candangão após 25 anos. Para a Igrejinha restou novamente a disputa da Segunda Divisão na temporada que vem.

O jogo decisivo que vale vaga na final e na primeira divisão do Campeonato Candango começou bastante nervoso. Durante os 45 minutos iniciais, além da expulsão do treinador do Luziânia, foram distribuídos quatro cartões amarelos. Tirando isso, a Igrejinha conseguiu levar uma boa vantagem para os vestiários. Lucas marcou logo aos 10 minutos de jogo. O Planaltina tentou crescer, mas esbarrou na defesa adversária. O Galo do Planalto conseguiu empatar logo nos primeiros minutos do segundo tempo, com Wesley Ceifador. O gol do artilheiro colocou a equipe na decisão da Segundinha.

Luziânia leva vantagem no marcador para o intervalo

Os primeiros 10 minutos foram de muita intensidade no Estádio Municipal de Planaltina de Goiás. Valendo vaga na decisão da Segundinha e no primeiro escalão do futebol local, ambos os clubes se jogavam ao ataque com o intuito de abrir o placar rapidamente. A primeira finalização foi logo aos dois minutos, com um chute de longe de Juninho, pelo Planaltina. O Luziânia conseguiu encaixar o ataque instantes mais tarde e respondeu com bola na rede.

- Continua após a publicidade -

Aos 10′, Lucio cruzou da altura da intermediária para a entrada da área, Lucas subiu alto e cabeceou para o gol, a bola encobriu Vagne e morreu no fundo da rede. Os minutos depois foram de preocupação em Planaltina de Goiás. Na finalização, Lucas sofreu um choque de cabeça e precisou ser atendido pela médica presente na ambulância. Depois de se recuperar do impacto, o atacante foi substituído por Ferrugem.

Aos 19′, quase o segundo do Luziânia. Goduxo fez boa jogada pela direita e bateu para o gol, a pelota balançou as redes pelo lado de fora. O Planaltina respondeu três minutos depois, com Leo Lopes, mas a finalização saiu pela linha de fundo. O tempo foi passando e io confronto continuou nervoso dentro das quatro linhas e fora delas também. O treinador Sebastião Rocha foi expulso por Rodrigo Raposo após reclamar com a arbitragem.

Jogando em casa, o Planaltina não conseguia criar chances claras de gol e os jogadores aparentavam um certo nervosismo no confronto decisivo. Com a vantagem no placar e levando a decisão para os pênaltis, o Luziânia se posicionava muito bem defensivamente e explorava os contra-ataques. Aos 43′, quase o empate do Galo do Planalto. Depois de cruzamento na área, João Victor chegou dividindo com Perivaldo dentro da pequena área, o centroavante acabou desviando para fora.

Em seguida, Wesley Ceifador arriscou de longe e viu o goleiro Marcus falhar e jogar a bola para fora. As duas finalizações agitaram o time do Planaltina e a torcida presente no Estádio Municipal de  Planaltina de Goiás. No último lance do primeiro tempo, Iarley soltou um balaço da entrada da área, a bola passou tirando tinta da trave de Marcus. Aos 52′, Rodrigo Raposo encerrou o primeiro tempo.

– Clique e saiba mais
Dia do acesso: quatro clubes brigam por duas vagas na elite do Candangão
Gama acerta primeiro reforço para a próxima temporada
Volta ao DF: volante Gabriel Henrique está próximo de assinar com o Gama

Planaltina busca o resultado e garante classificação

Assim como na primeira etapa, a finalização inicial foi do Planaltina. Iarley arriscou da entrada da área e obrigou o goleiro Marcus a defender em dois tempos. Logo após essa chance, o Planaltina empatou o duelo. Depois de ótima jogada pela direita, Luquinhas recebeu dentro da área e bateu cruzado, mas o arqueiro azulino defendeu, mas na sobra, Wesley Ceifador mandou para o fundo das redes, 1 a 1.

Planaltina x Luziânia - Segunda Divisão do Campeonato Candango - Segundinha
Wesley Ceifador comemorando o gol com torcedores – Foto: Reprodução/FFDF TV

Precisando do resultado positivo, já que o empate garantia o Planaltina com as vagas na decisão e na primeira divisão, o Luziânia buscava o segundo gol na partida, mas pecava na hora de criar as oportunidades. Assim como na primeira etapa, o confronto continuou bastante nervoso, com o árbitro Rodrigo Raposo tendo bastante trabalho. Aos 24′, o dono do apito paralisou a partida para a hidratação dos jogadores.

Depois de um bom tempo sem finalizações na partida, o Luziânia quase marcou o segundo gol no duelo. Depois de boa jogada na esquerda e passe na área, Badhuga desviou para o gol, Vagne voou e espalmou para fora, impedindo o tento adversário. Aos 38′, novamente o zagueiro da Igrejinha tentou marcar, mas desta vez acabou finalizando para fora.

Aos 45′, quase o Planaltina marca o segundo e coloca mais um prego no caixão do Luziânia, mas índio perdeu uma chance cara a cara com o goleiro Marcus. Na sequência o Luziânia respondeu, mas outra vez o arremate acabou saindo pela linha de fundo. Aos 51′, Rodrigo Raposo deu números finais a partida. Muita festa em campo dos jogadores do Planaltina.

O que vem por aí

O adversário do Planaltina na grande final da Segunda Divisão do Campeonato Candango será conhecido na tarde deste domingo (15/10). Às 17h, no Estádio Serejão, em Taguatinga, o Ceilandense recebe o Brazlândia. O rubro-negro da Ceilândia tem boa vantagem e pode perder até por dois gols de diferença que avança para a decisão, além de garantir uma vaga no primeiro escalão do futebol local. Os detalhes da final da Segundinha serão divulgados durante a semana pela Federação de Futebol do DF.

Planaltina 1

Escalação: Vagne; Iarley, Sérgio Baiano, Tonhão 🟨 e Rivas; Alê 🟨 (Álvaro), Juninho, Matheus (Luquinhas) e Wesley Ceifador ⚽; Léo Lopes 🟨 (Ícaro) e João Victor (Denilson).
Técnico: Hugo Pilo

Luziânia 1

Escalação: Marcus; Clayton, Badhuga, Perivaldo e Lucio; Dadinho, Rodrigo Menezes 🟨, Goduxo 🟨 (Romário) e Titico 🟨 (Mirandinha); Welligton Montanha e Lucas ⚽ (Ferrugem).
Técnico: Sebastião Rocha

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P