Por Lucas Espíndola
Em momentos distintos dentro do Campeonato Candango BRB, Paranoá e Santa Maria se enfrentaram no Estádio JK. A Cobra Sucuri vinha de goleada em cima do Gama, enquanto a Águia Grená havia perdido dentro de seus domínios para o Capital. Na manhã nublada deste domingo (06/02), as equipes parecem não ter acordado para o jogo, com o duelo terminando em 0 a 0. Com o empate, cada time somou mais um ponto na classificação do Candangão BRB.
A primeira etapa começou bem morna, mas com o passar do tempo, os donos da casa foram criando diversas chances de gol. A Cobra Sucuri poderia ter marcado muito mais de um gol nos 45 iniciais, porém esbarrou em boas defesas do goleiro Alison, que fechou a meta Grená. O segundo tempo pode ser resumido como um filme de terror. O confronto foi muito abaixo do esperado, com quase nenhuma boa oportunidade para ambas as equipes.
Pressão do Paranoá não resultou em gol
Os 10 minutos iniciais foram bem abaixo do esperado. As duas equipes ficaram se estudando e não se jogavam ao ataque em busca de abrir o placar. A curiosidade no início da partida foram as bolas murchas, que foram substituídas pelo quarto árbitro. A primeira chance clara de gol foi do Paranoá, aos oito minutos. Regino cruzou para área, Gustavo subiu alto e cabeceou forte para a meta adversária, Alison fez a defesa em dois tempos.
O Paranoá acordou e começou a criar chances de gol. Aos 14′, novamente a Cobra Sucuri chegou com perigo e quase abriu o placar. Após boa trama, Daniel Guerreiro recebeu na direita e cruzou de primeira para Michel Platini, o camisa número nove finalizou na altura da marca do pênalti, mas acabou isolando. Três minutos depois, outra chance do Paranoá. Clécio arrematou de fora da área e obrigou o arqueiro Alison a fazer boa defesa.
Os donos da casa mandavam no confronto. Aos 19′, Marquinhos fez boa jogada pela direita e bateu forte para o gol, Alison defendeu em dois tempos. Dois minutos depois foi a vez de Regino testar o goleiro grená, que praticou a defesa tranquilamente. Aos 23′, o Santa Maria teve sua primeira oportunidade. Após dividida dentro da área, a bola sobrou para Douglas Candango, o centroavante finalizou de direita, por cima do gol de Matheus Damasceno. O jogo deu uma pausa de boas chances, porém, o Paranoá continuou com um bom volume de jogo, sempre buscando atacar o adversário.
Enquanto isso, o Santa Maria tentava furar a defesa da Sucuri. Aos 35′, depois de cobrança de falta em direção à área, João desviou de cabeça para o gol, e novamente ele, Alison, fez a defesa e impediu o gol dos donos da casa. Aos 41′, Clécio roubou a bola na entrada da área e chapou para a meta adversária, mas a pelota ganhou altura e saiu pela linha de fundo. Quatro minutos depois foi a vez de Michel Platini, que acabou mandando na esquerda de Alison. Aos 47′, o árbitro encerrou a primeira etapa.
Segundo tempo morno
Assim como no começo de jogo, a primeira chance foi do Paranoá. Aos seis minutos, após boa trama na intermediária, Clécio recebeu e achou Michel Platini dentro da área, o centroavante bateu forte para o gol, mas Alison acabou fazendo um milagre e defendeu a pelota. Aos 11′, o Santa Maria reclamou uma penalidade máxima após a bola bater no braço do marcador dentro da área, porém o juiz acabou não marcando a falta e seguiu o jogo.
Aos 12′, Matheus Damasceno fez sua primeira defesa na partida. Whatthimem recebeu na entrada da área e bateu para o gol, o arqueiro da Sucuri espalmou nos pés de Douglas Candango, porém, o assistente número um já havia marcado impedimento do centroavante Grená. O confronto caiu de ritmo com o passar do segundo tempo, com muitas e faltas e paralisações. A partida foi recheada de cartões amarelos para as equipes.
Aos 34′, Regino cobrou falta para o Paranoá em direção a área, mas antes que alguém finalizasse para o gol, o árbitro da partida marcou uma jogada faltosa. Os 45 minutos finais foram muito abaixo do que foi apresentado durante todo o primeiro tempo, sem chances claras de gol. Com um jogo bem sonolento, o árbitro deu números finais a partida aos 51 minutos de jogo.
O que vem por aí
A próxima rodada, a sexta do Campeonato Candango BRB, será realizado durante a semana. Na quarta-feira (09/02) o Paranoá vai até a Arena BRB Mané Garrincha para enfrentar os donos da casa, o Brasília. O confronto será realizado às 15h30. No dia seguinte, o Santa Maria recebe o Gama, no entorno sul do Distrito Federal. A partida vai acontecer no Estádio Serra do Lago, com mando da Águia, também às 15h30.
Paranoá 0
Escalação: Matheus Damasceno; Vitinho (Jefferson), Gustavo, Willian e Vandinho; João, Clécio (Fabinho), Regino 🟨 (Samuel) e Marquinhos; Daniel Guerreiro e Michel Platini 🟨.
Técnico: Klésio Moraes
Santa Maria 0
Escalação: Alison 🟨; Dudu Gago (Gabriel), João Pedro, Leandro Bahia e Eder; Andrey (Fabrício 🟨), Paulinho (Igor 🟨) e Fagner; Da Silva, Whatthimem e Douglas Candango.
Técnico: Erivaldo Silva 🟨