Pela quarta rodada do grupo A-5 da Série D do Campeonato Brasileiro, Ceilândia e Ação mediram forças no estádio Maria e Lourdes Abadia, o Abadião. No primeiro tempo, os dois times até tentaram, mas esbarravam em erros no último terço do campo. Na etapa final, as duas equipes mexeram bastante em suas formações. Melhor para o Gato Preto, que chegou ao gol da vitória através da bola parada. Com a vitória, o Ceilândia atingiu 10 pontos na tabela de classificação e lidera o seu grupo.
Às duas equipes procuraram o ataque, porém, o forte calor e a falta de inspiração ofensiva, fez com que o primeiro tempo terminasse sem nenhuma grande defesa dos arqueiros. Destaque para mais uma boa atuação de Matheus Falero. Na etapa final, os times seguiam com pouca inspiração. Até que aos 37 minutos, Gabriel Pedra desviou cobrança de falta para marcar o gol solitário da vitória alvinegra.
Sem ação
Nos quatro primeiros minutos de partida, o Ceilândia trabalhou bem a posse de bola. A boa troca de passes resultou em boa jogada de Falero, que cruzou na cabeça de Thiago Magno. A finalização bateu na rede, mas pelo lado de fora. O Ação respondeu três minutos mais tarde, em cobrança de escanteio. Anderson arrematou para longe do gol. O Ceilândia seguiu em cima. Falero fez mais uma bela jogada pela direita, cruzou para o meio da área, entretanto, Geovane foi travado na hora do chute.
Passados os primeiros minutos, o Tuiuiú passou a jogar melhor e assustou em forte cobrança de falta de Lorran. O Gato Preto voltou a ocupar o campo ofensivo e ameaçou em investidas de Pítio e Thiago Magno, ambas sem sucesso. Após a pausa para a hidratação dos atletas, Vidal deu um chutão para frente, Roberto Pítio desviou e, Fllipinho, com liberdade, finalizou fraco, nas mãos de Neto.
Aos 41, o Alvinegro teve a sua melhor chance na etapa inicial. Filipinho bateu escanteio no meio da área e Igor, livre de marcação, finalizou para fora. Um minuto depois, Geovane lançou e, Falero arrematou de primeira. O chute saiu sem direção. Nos acréscimos, às duas equipes desperdiçaram bons contra-ataques e o 0 a 0 foi mantido.
Etapa final
A etapa final começou disputada, mas com a mesma tônica da primeira etapa: poucas finalizações. Aos nove, Filipinho puxou o contragolpe e acionou Thiago Magno. O camisa 20 alvinegro foi travado na hora “H”. Aos 17, Falero pegou a sobra na área e finalizou forte. Bem colocado, Neto fez boa defesa, salvando o Ação.
A segunda etapa permaneceu sem emoção durante boa parte do tempo. Aos 35 minutos, o Ceilândia chegou ao gol. China (responsável pelas cobranças de falta após a saída de Filipinho) alçou a redonda na área e, após o desvio, Gabriel Pedra completou para as redes: 1 a 0 Gato Preto. Aos 43, Marquinhos arrematou de longe. Um desvio salvador evitou o gol de empate.
Já nos acréscimos, Watthimem finalizou colocado, de primeira, contudo, a pelota passou longe da meta. Aos 48, o Ação perdeu uma chance de ouro. Luiz Antônio recebeu o cruzamento na área e desviou de primeira. A bola passou à direita de Kayser, arrancando o suspiro de alívio da torcida presente no Abadião. Placar final, 1 a 0 Gato Preto.
O que vem por aí
O Ceilândia tem dois compromissos difíceis pela frente. Em 12 de maio, quinta-feira, a equipe candanga visita o Botafogo, no Rio de Janeiro e precisa vencer por quatro gols de diferença para avançar na Copa do Brasil. No domingo, pela sexta vez em 2022, o Gato Preto mede forças com o Jacaré, às 15h30, no estádio Defelê, em duelo válido pela quinta rodada da Série D.
Ceilândia 1
Matheus Kayser🟨, Gabriel Vidal🟨, Igor, Fernando Gomes e China; Werick (Dudu), Geovane (Maycon Valeriano) e Filipinho (Watthimem); Thiago Magno🟨 (Mirandinha), Matheus Falero e Roberto Pítio (Gabriel Pedra⚽)
Técnico: Adelson de Almeida 🟨
Ação 0
Neto; João (Diego Borges), Anderson, Pedro e Rodrigo Ramalho🟨; Jean, Lorran e Guilherme Bazílio (Profeta🟨); Vitinho (David), Dener (Marquinhos) e Romário (Luiz Antônio)
Técnico: Eduardo Henrique