O Ceilândia iniciou a Série D do Campeonato Brasileiro com o pé direito. A equipe candanga recebeu o Costa Rica no estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião e venceu por 1 a 0. No primeiro tempo, o Gato Preto sentiu a falta de entrosamento e não conseguiu impor seu ritmo de jogo e a primeira etapa terminou sem gols. Na etapa final, Adelson de Almeida promoveu algumas alterações (destaque para Hériclis), o Ceilândia cresceu e chegou à vitória após penalidade máxima, convertida pelo seu novo atacante, Roberto Pítio. Após o gol, o Alvinegro ficou confiante e esteve mais próximo do segundo, do que de sofrer o empate e confirmou a vitória por 1 a 0.
Com apenas quatro titulares da última escalação, o Ceilândia estreou na quarta divisão nacional sem muito entrosamento e não conseguiu envolver o time do Mato Grosso do Sul, que em alguns momentos do primeiro tempo foi superior e poderia ter aberto o placar. Na etapa final, os treinadores modificaram suas equipes e quem se deu melhor foi Gato Preto, que marcou de pênalti com Roberto Pítio. O time do DF cresceu no jogo, mas não marcou mais, pouco foi ameaçado e confirmou o triunfo diante de seu torcedor.
Sem entrosamento e sem gols
Logo aos dois minutos, o Gato Preto ameaçou pela primeira vez, em finalização de Fernando Gomes, facilmente defendida por Ricardo Dida. A primeira chegada do Costa Rica, aconteceu por finalização de Jean, longe do gol. Durante os primeiros 25 minutos, poucas chances de gols foram criadas. O CREC tentou o jogo com o lateral direito Jean, enqunato o Alvinegro sentiu a falta de entrosamento.
Aos 27 o Alvinegro atacou novamente com Thiago Magno, finalizando por cima do gol. Os visitantes responderam em boa jogada de Américo, por sorte, Liel cortou. O Costa Rica passou a tocar mais a bola e envolver o time da casa, tirando proveito da falta de entrosamento do Gato. O Ceilândia teve mais uma boa oportunidade, na base da bola parada. Liel subiu, contudo, finalizou para fora.
Aos 45, a Cobra do Norte teve a melhor oportunidade da primeira etapa. A defesa ceilandense vacilou, João Victor tomou a bola e finalizou à esquerda de Kayser, assustando a meta alvinegra. Após o lance, a arbitragem assinalou o fim do primeiro tempo.
Mudanças e vitória
Na volta do intervalo, o Costa Rica promoveu três alterações, enquanto Gato Preto voltou com a mesma formação. Durantes os 10 primeiros minutos, os visitantes mantiveram a possse de bola. O primeiro lance de perigo do Gato veio através de Matheus Falero, mas Ricardo Dida interviu no cruzamento. Aos 19, Roberto Pítio, estreante da tarde, arriscou, porém, a bola foi longe da meta adversária.
Aos 26, Hériclis ganhou escanteio para os donos da casa. Na cobrança de escanteio, a defesa do Costa Rica colocou a mão na bola e o pênalti a favor do Ceilândia foi assinalado. Roberto Pítio foi para a cobrança e converteu. Primeiro gol do atacante com a camisa do Gato Preto. O CREC sentiu o gol e com a vantagem no placar, o atual vice campeão candango passou a jogar com mais tranquilidade.
Aos 38, Watthimem, proveniente do banco de reservas, entrou cheio de gás e quase ampliou para o Alvinegro. A bola carimbou a trave. Na sequência, Hywri parou no arqueiro Ricardo Dida. Aos 42, Jonathan quase empatou, entretanto, finalizou para fora. Watthimem e Hériclis também tiveram boas chances, mas não aproveitaram. Nos acréscimos, o zagueiro Alemão alçou a bola na área e Kayser segurou firme, mantendo o placar e garantindo os primeiros três pontos do Ceilândia na Série D.
O que vem por aí
O Ceilândia volta a campo quarta-feira (20/4), contra o Botafogo, pelo jogo de ida da Copa do Brasil, na Arena BRB Mané Garrincha. No próximo final de semana, o Alvinegro viaja até Anápolis, para enfrentar o Grêmio Anápolis, em duelo válido pela segunda rodada da Série D. O Costa Rica, enfrentará o SERC, pela penúltima rodada do Campeonato sul mato-grossense, também na quarta.
Ceilândia 1
Matheus Kayser; Gabriel Arantes, Medeiros, Liel (Hériclis) e China (Gleissinho); Werick, Fernando Gomes, Matheus Falero (Wattimem), Filipinho (Peninha) e Thiago Magno (Hywri); Roberto Pítio⚽
Técnico: Adelson de Almeida
Costa Rica 0
Ricardo Dida; Jean, Diego Bispo (Pedrinho), Douglas Alemão e Nestor; Leandro Bulhões, Américo e João Victor🟨 (Valtinho); Jorginho (Aquino🟨), Jonatan (Rafael Cruz) e Ikson
Técnico: Edson Júnior