Por João Marcelo Pepi
A temporada do futebol de 2022 deu seus primeiros passos nesta quinta-feira (4/11). Em reunião realizada de forma virtual com as 27 federações de futebol, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) propôs o calendário para a próxima temporada. Dentre os assuntos discutidos, as datas dos inícios dos estaduais e competições nacionais, que terá Ceilândia e Brasiliense representando o Distrito Federal na Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Além dos presidentes das 27 federações do Brasil, os 40 representantes dos clubes da Séries A e B do Brasileirão estiveram presentes na reunião, que foi presidida pelo presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, do diretor de competições, Manoel Flores e de outros dirigentes da organização. O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, esteve presente representando a capital federal.
A CBF sugeriu que os estaduais tivessem seu início em 26 de janeiro de 2022 e as competições nacionais com início programado em 20 de fevereiro (Supercopa do Brasil), 23 de fevereiro (Copa do Brasil), 9 de abril (Série B), 10 de abril (Séries A e C) e por fim, 17 de abril (Série D). Finalistas do Campeonato Candango de 2021, Brasiliense e Ceilândia representarão o Distrito Federal em duas competições: Copa do Brasil e Série D do Brasileirão. A Copa Verde, competição regional que as duas equipes citadas também disputarão, ainda não tem data programada.
Datas sugeridas pela Confederação Brasileira de Futebol
- Copa do Brasil: 23/02 a 19/10 (14 datas)
- Série A: 10/04 a 13/11 (38 datas)
- Série B : 9/04 a 5/11 (38 datas)
- Série C: 10/04 a 01/10 (26 datas)
- Série D: 17/04 a 25/09 (24 datas)
- Supercopa do Brasil: 20/02 (1 data)
Presidente da FFDF comenta datas sugeridas
Em conversa com a equipe do Distrito do Esporte, o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, falou sobre as datas sugeridas pela CBF. “Quanto antes a gente começar, menos sacrifícios vamos fazer durante a competição, até porque a data-limite é 10 de abril, pois 17 (de abril) inicia a Série D. Mas vamos discutir com os clubes em arbitral, que ocorrerá na próxima terça-feira (9/11). A ideia inicial era que começasse na primeira semana de fevereiro, mas devido à data final não tem como”, falou.
Daniel Vasconcelos continua. “Vamos ter que sacrificar a ideia inicial e começar em janeiro. Vamos ajustar com os clubes e ver qual data de janeiro vamos começar, se é 22 ou 29. Os clubes que vão definir, mas vamos tentar aprovar o quanto antes para não ter tantos jogos durante o meio da semana e também ainda há a Copa do Brasil no meio disso, em 23 de fevereiro. E no carnaval a Polícia Militar pediu que não houvesse rodada, então vai ser um calendário apertado no geral, pois tem a Copa do Mundo em novembro”, finalizou.