Após muita incerteza sobre a realização do torneio na temporada 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) bateu o martelo sobre a disputa da Copa Verde. Em comunicado divulgado na noite desta terça-feira (23/8), a entidade máxima do esporte no país confirmou a realização do torneio regional. As datas e o formato da competição, que envolve Brasiliense e Ceilândia, serão divulgadas posteriormente.
Nos últimos meses, foi ventilada a possibilidade de a Copa Verde não ser realizada devido ao calendário apertado pela disputa da Copa do Mundo do Catar entre novembro e dezembro. Mesmo com essa questão, a CBF contornou o problema e confirmou a realização do torneio regional em 2022 em reunião realizada durante a tarde na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ).
O anúncio foi feito pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e pelo diretor de Competições Julio Avellar. Os vice-presidentes Hélio Cury e Reinaldo Carneiro Bastos também representaram a entidade no encontro que reuniu os mandatários de diferentes federações do Brasil. Presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos esteve no encontro.
Na temporada de 2022, a Copa Verde irá para a sua nona edição. Marcado pelo viés da sustentabilidade, o torneio reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além do Espírito Santo. O atual campeão da Copa Verde é o Remo, que derrotou o Vila Nova na decisão, em 2021. O futebol do Distrito Federal tem dois títulos: um do Brasília, em 2014, e outro do Brasiliense, em 2020.
Campeão do Campeonato Candango em 2021, o Brasiliense será um dos representantes do futebol candango na Copa Verde. O outro será o Ceilândia, vice-campeão local na última temporada. Com o mesmo desempenho no regional de 2022, o Jacaré o Gato Preto também têm vaga garantida na disputa em 2023. Os dois precisam confirmar a participação na nova edição da competição regional.