Por Bruno H. de Moura e Lucas Espíndola
Já se passaram 30 dias desde a última rodada da primeira fase do Candangão 2020. Desde então os jogos do torneio, as atividades dos clubes profissionais de futebol e o funcionamento da Federação Brasiliense de Futebol estão suspensos. E não há, no curto prazo, expectativa de retorno à normalidade.
Nesta segunda-feira (20/4) surgiu um burburinho entre pessoas do esporte da capital de que havia planos para retomar a competição no próximo dia 16/05/2020, com algumas equipes reiniciando os treinamentos já em 05/05.
A reportagem do Distrito do Esporte procurou dirigentes de clubes e o presidente da FFDF para entender a chance de uma volta nas próximas semanas. O entendimento de 4 fontes consultadas é unânime: no momento, não há expectativa de reinício da competição.
Dirigentes não creem em retorno pelos próximos dias
O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, afirmou não existir previsão de retorno da competição e que o governador do DF, Ibaneis Rocha, não liberou os estádios até o momento. Daniel acredita ser “muito difícil voltar antes de junho”. Essa percepção é semelhante a de outros dirigentes do futebol local.
Um membro de uma das equipes que terminam a primeira fase entre os 4 melhores disse que todo o clube segue trabalhando em casa e que os dirigentes do futebol candango “estão esperando as outras federações voltarem às atividades pro Candangão seguir a linha”.
Presidente do Formosa Esporte, Henrique Botelho, disse nada saber de retorno do torneio para as primeiras semanas de maio e que, até o presente momento, não há data para a bola voltar a rolar. Ari de Almeida, mandatário do Ceilândia Esporte afirmou que é “sem chance de isso acontecer.”
Governo local reabre atividades lentamente
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, vem abrindo gradualmente as atividades na capital federal. O governo local planeja, a partir do dia 03/05/2020, retomar quase todos os setores empresariais à exceção de bares, restaurantes, boates, cinemas e atividades que, por sua natureza, envolvam aglomeração de pessoas.
Até o momento, o Distrito Federal vem tendo uma das melhores respostas às atitudes tomadas, preventivamente, de isolamento social no início de março. O Estado, ponto fulcral na dispersão do coronavírus pelo país, iniciou um aclive na curva de novas contaminações em meio a ampliação em sua testagem.
A tendência é que no meio para o final de maio haja o pico de contaminação na capital federal. O governo local vem se inspirando nos modelos de controle da Coreia do Sul e de Portugal para conter a disseminação ampla do coronavírus e ter condições de atender toda a população que tiver quadro grave da doença.
Até o momento não houve sinalização do governo distrital de que deve autorizar a retomada das práticas desportivas no DF.
[…] a retomada imediata do Candangão. Em entrevista concedida ao Distrito do Esporte em 20 de abril, Daniel Vasconcelos já havia dito acreditar que seria “muito difícil” retomar o torneio…. A percepção, inclusive, também era compartilhada por outros dirigentes do futebol local, que […]
[…] Saiba mais – Em meio ao coronavírus, Candangão não deve retornar antes de Junho […]