Por Danilo Queiroz
Foi no sufoco, mas a classificação do Brasil para as quartas de final da Copa do Mundo Sub-17 está garantida. Na noite desta quarta-feira (6/11), o time canarinho se apresentou novamente no gramado do Estádio Bezerrão, no Gama, e despachou o Chile do torneio após vencer a partida por 3 a 2. Os gols do time brasileiro foram marcados por Kaio Jorge (2x) e Diego Rosa. Pelo lado dos chilenos, os tentos foram anotados pelo meio-campista Cruz.
Contrariando as expectativas de que teria uma eliminatória sem muita dificuldade devido ao baixo do adversário, os brasileiros acabaram sendo surpreendidos por um Chile bastante aguerrido. Porém, o placar apertado também foi provocado por uma atuação repleta de altos e baixos do Brasil. Após sair na frente e levar um susto com a virada, o time do técnico Guilherme Dalla Déa fez o suficiente para voltar à frente do placar. Agora, os donos da casa terão Itália ou Equador pela frente.
Brasil começa bem, mas erros complicam o jogo
Frenético, o Brasil dominou as ações nos primeiros minutos e deu bastante trabalho para a defesa chilena. Aos cinco, Kaio Jorge tentou de longe, mas acabou parando nas mãos de Fierro. Dois minutos depois, não teve jeito: o camisa nove brasileiro bateu falta com muita categoria no canto do goleiro e abriu o placar no Bezerrão. Impossível no jogo, o atacante do Santos chegou a balançar às redes novamente aos 14. Porém, o VAR flagrou impedimento do jogador e anulou o lance.
Depois disso, o jogo acabou se transformando de forma surpreendente. O primeiro lance de perigo do Chile aconteceu aos 24 e a bola acabou entrando após Cruz driblar a marcação e finalizar sem chances para Donelli. Crescendo na partida, os visitantes obrigaram o goleiro brasileiro a trabalhar aos 31. Nove minutos depois, a virada: novamente Cruz invadiu a área livre e marcou o segundo gol chileno. Em cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo, Kaio Jorge bateu bem e trouxe alívio para o Brasil com o empate.
Segundo tempo frio garante virada e classificação
Demonstrando bastante afobamento, o time brasileiro não se encontrava em campo e demorou um certo tempo para levar efetivo perigo na segunda etapa. Apostando nos contra ataques, o Chile chegou melhor no campo ofensivo, mas desperdiçou uma grande chance aos 11 com Aravena e aos 16 com Oroz. O desafogo do Brasil veio aos 19 minutos. Após rebatida da zaga chilena, o meia Diego Rosa acertou um chute de rara felicidade para virar o jogo para os donos da casa.
Aos 21 minutos, o Brasil teve chance de aumentar a vantagem, mas Kaio Jorge acabou cabeceando para fora. Nos minutos seguintes, foi a vez de Diego Rosa e Talles Magno errarem o alvo em suas finalizações. Aos 28, Veron recebeu no ataque, mas também chutou para fora. Cauteloso, o time brasileiro tratou de esfriar as ações ofensivas e se fechar defensivamente para não sofrer mais sustos e garantir a classificação para as quartas de final do Mundial Sub-17.