Por Igor Neiva
Na estreia no Campeonato Candango sub-20, o Gama recebeu o Ceilândia, no CT Ninho do Periquito, em jogo válido pela primeira rodada do grupo A do torneio de base. Com o placar zerado na primeira etapa, sobrou para o atacante Charles tira o zero do lado alvinegro e marcar o primeiro e único gol do jogo para vitória por 1 a 0 na volta do Gato Preto ao Candanguinho após a ausência em 2021.
O primeiro tempo entre as equipes foi de extrema paciência tática e poucas chances criadas. Com isso, um empate teimoso se instalou no marcador. Na segunda parte do jogo, com o gol do atacante Charles após uma bela jogada pela esquerda, o Ceilândia abriu o placar e administrou o restante da partida sem qualquer tipo de ataque da equipe da casa.
Equilíbrio sem gols
Uma palavra para o primeiro tempo é equilíbrio. O Gama, como mandante, pressionava o Ceilândia, que por sua vez não se encontrava em campo nos minutos iniciais da partida. Porém, esse cenário mudou a partir dos 10, quando o time visitante começou a apertar a saída de bola da equipe do Periquito.
E a primeira chance clara da partida ocorreu em um momento de pressão da equipe do Ceilândia. Aos 19, o meio-campista Tubarão encontrou em uma bela bola Tiago, que driblou o goleiro e, sem equilíbrio, finalizou tirando tinta da trave. A pressão continuou e assim pode-se observar a habilidade de dois atletas. De um lado, o zagueiro do Gama Carlos Eduardo, que não perdia um confronto individual, e, do outro, Thiago, ponta habilidoso do Ceilândia que aos 25 fez uma linda jogada e tocou para o camisa 10 Italo, que finalizou sem muito perigo.
O restante de primeiro tempo foi marcado por muitos passes errados e faltas para ambos os lados. Coincidentemente, foi quando o sol começou a apertar no CT Ninho do Periquito. E assim se encerrou o primeiro tempo, o Ceilândia tentando criar de um lado e o Gama tentando sair no contra-ataque.
Gol solitário de Charles
O segundo tempo se iniciou de maneira diferente, com um Gama mais agressivo, criando suas jogadas. Porém, sem levar perigo ao goleiro Galego, do Ceilândia. Contudo, a intensidade gamense não durou muito tempo e a equipe visitante voltou a tomar conta do meio de campo. O jogo estava esfriando por muitas faltas e passes errados. Porém, aos 20 minutos, após belíssima saída de contra-ataque pelo lado esquerdo, Lyncon tabelou com Pablo que driblou seu marcador e cruzou para o meio da área, onde a bola encontrou o atacante Charles que, como um bom camisa 9, botou a bola para o fundo da rede: 1 a 0 Ceilândia.
Após o gol, o jogo voltou a esfriar. O Gama, aparentemente abatido pelo gol sofrido, não conseguia se infiltrar na boa defesa do Ceilândia. Pelo lado visitante, o placar mínimo estava de bom tamanho. Com os jogadores visivelmente cansados, as câimbras e a catimba começaram a reinar pelo lado vencedor, que tiveram a chance de ampliar o marcador aos 44 minutos, após a roubada de bola do atacante Thiago que tocou para o meio da área. Porém, Rubens não conseguiu finalizar. E sou restou ao Gato Preto administrar nos acréscimos. Final de jogo e vitória na estreia da equipe visitante.
O que vem por aí
Após vitória na estreia, o Ceilândia irá receber a equipe do Grêmio Brazlândia, no próximo sábado (7/5), com horário e local a definir. Pelo lado do Gama, a equipe sairá de casa para confrontar a equipe do Brasília, também no sábado, com local e horário a definir.
GAMA 0
Gabriel Carvalho; David Sousa 🟨 (Guilherme); Carlos Eduardo; Luan; Breno Reis; Nathan; Charles 🟨 (Artur Marques); Mateus Baleiros (Lucas Ferreira); Eduardo (Pedro Henrique); Walmir; João Rodrigo 🟨 (Pablo)
CEILÂNDIA 1
Galego; Caetano; Kauan; Izarron 🟨 (Guilherme); Planta; Lyncon; Maciel; Tubarão 🟨; Charles ⚽️ (Pablo); Italo (Rubens); Thiago