A seleção brasileira estreará na Copa do Mundo da FIFA nesta quinta-feira (24/11) às 16h contra a Sérvia. Este será o primeiro dos três jogos marcados para a equipe comandada por Tite. Os outros dois confrontos ocorrerão na próxima segunda-feira (28/11) às 13h contra a Suíça e por fim, em 2 de dezembro contra o Camarões às 16h. Com as partidas ocorrendo no período vespertino, os serviços públicos e comércio do Distrito Federal sofrerão alterações em seus horários.
As mudanças nos horários foram observadas para que os torcedores pudessem acompanhar os jogos da seleção brasileira nos três dias de jogos. Assim, serviços públicos, shoppings, escolas e segmentos de lazer tiveram suas agendas alteradas. Vale ressaltar que ainda há a possibilidade de mais modificações, caso o Brasil avance de fases na Copa do Mundo.
Na saúde, serviços de emergência, UPA e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) III e AD III funcionam normalmente durante as partidas. Em contrapartida, os CAPS I, II, AD II, Capsi, ambulatórios e policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Fundação Hemocentro, Farmácias de Alto Custo e vacinações sofreram alterações. Os atendimentos ocorrerão das 8h até às 14h nesta quinta-feira (24/11) e em 2 de dezembro. No segundo jogo da seleção brasileira, às 13h de 28 de novembro, os serviços estão suspensos.
Seguindo os mesmos horários dos serviços da saúde, estão: Na Hora, conselhos tutelares e Caesb. A Neoenergia acompanha as horas em 24 de novembro e 2 de dezembro. Porém, em 28 de novembro, o serviço de luz funciona das 8h até às 11:30. As atividades de serviço social e segurança pública operam costumeiramente. Os canais virtuais atuarão na sua forma habitual.
Escolas, shoppings, bancos e opções de lazer
As escolas públicas também definiram seus cronogramas para os confrontos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Nos jogos em 24 de novembro e 2 de novembro, as atividades matinais ocorrerão normalmente. Já para os estudantes do período vespertino e noturno, não haverão aulas presenciais. Em 28 de novembro, será decretado ponto facultativo e as escolas poderão usar de recursos não presenciais.
O zoológico, jardim botânico e o planetário funcionam nesta quinta-feira (24/11). O primeiro terá visitação das 8h até às 17:30, enquanto os outros dois das 9h até às 14h. Os parques ecológicos espalhados pela capital federal também estarão em atividade, mas com horários diferenciados que variam das 5h (de Águas Claras) até às 22h (Ezechias Heringer no Guará, Águas Claras, Veredinha em Brazlândia e Península Sul no Lago Sul).
Os shoppings terão diferenças em seus horários. As lojas do Taguatinga Shopping, JK Shopping, Pátio Brasil, Conjunto Nacional, Venâncio Shopping e Park Shopping fecham 30 minutos antes dos jogos e abrem 30 minutos após o fim das partidas. O Brasília Shopping ficará fechado apenas nos horários dos jogos. As praças de alimentação do Conjunto Nacional, Venâncio e Pátio Brasil funcionam normalmente.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) informou que “fica a cargo de cada dono de estabelecimento a decisão de liberar, ou não, seus funcionários, assim como determinar o horário de saída e retorno aos postos de trabalho”. Os bancos funcionam das 9h às 14h nas partidas que iniciam às 16h e ficam abertos das 8:30 às 11:30 em jogos que começas às 13h.