Por Bruno H. de Moura
Há 22 dias no comando do Brasiliense, Mauro Fernandes teve a segunda oportunidade de testar o plantel herdado de Adelson de Almeida e Ricardo Antônio. Na tarde desta terça-feira (24/9) os comandados do treinador responsável pelo título brasileiro da Série B de 2004 pelo Jacaré, venceram os aspirantes do Goiás Esporte Clube por 2 a 0.
A equipe candanga dominou praticamente toda a partida. Com mais experiência e jogadores carimbados, os 11 atletas de Luíza Estevão valorizaram a troca de passes e a criação de jogadas ofensivas. Gabriel e Sandy fizeram boa dupla pelo lado direito ofensivo, num esquema 4-3-3 que aproximava pela lateral.
Na primeira metade da etapa inicial, Gabriel recebeu a bola pela direita, levantou a cabeça e viu Edno bem posicionado na grande área. O ex-atacante de Portuguesa, Botafogo e Corinthians recebeu o cruzamento e tocou para o fundo do gol goiano. 1 a 0 pro Brasiliense aos 27 minutos iniciais.
O amarelino do DF continuou a comandar as jogadas e tocar a bola, mantendo o domínio das estatísticas de posse de bola e congelando os ataques adversários. O meio de campo era do Brasiliense. Antes do intervalo, Peninha aos 31 chutou próximo a trave e Romarinho ao tabelar com Edno, de frente para a meta goiana, foi interceptado pela defesa.
Na segunda etapa, Mauro Fernandes continuo com time e esquema tática iniciais. Diferente medida tomou Augusto César, que trocou os aspirantes pelo sub-20 que disputam o regional da categoria. A nova “meninada” “gasificou” o time e colocou Edmar Sucuri para esquentar as luvas. Mauro precisou mudar China e David Manteiga por Gleissinho e Almir.
Aos seis da segunda etapa Peninha recebeu a bola e, quase instantaneamente, passou para Romarinho. Mesmo distante, dentro da área, o atacante mandou a bola por cima do gol. 22 minutos depois, o goleiro goiano rebateu e Peninha perde a chance de ampliar de cabeça. Mas, aos 31, Romarinho serviu Aldo que não desperdiçou. Bola no ângulo e 2 a 0 no placar.
O desempenho de Edmar Sucuri, Gabriel, Badhuga, Preto Costa e China (Gleissinho); Aldo, David Manteiga (Almir) e Sandy; Romarinho, Peninha e Edno, agradou Mauro. “Foi muito bom. Ate surpresa pra mim, pela campanha que estava fazendo e de repente vejo uma equipe jogando um futebol que não merecia ter ficado fora dos campeonatos que disputou esse ano.” Afirmou após o jogo.
Mas, para o antigo conhecido do Jacaré, nem tudo está perfeito. “Mas é lógico que temos muita coisa para mudar, porque as competições que teremos no próximo ano, são competições muito difíceis. Vamos montar um verdadeiro grupo que resgate realmente a hegemonia do futebol do Brasiliense, para que faça uma grande campanha em 2020, pois o Brasiliense não merece estar aonde está”, analisou.
Com recesso programado, o time de maior folha salarial do DF treina por mais cinco dias na boca do jacaré antes do recesso de um mês. Ao que tudo indica, o time ainda jogará no domingo pela manhã, no CT do Setor de Clubes Sul, em amistoso a ser confirmado.
Enquanto isso, a delegação volta para Brasília já nessa noite, após jantar arroz, mandioca e lasanha de carne moída, sem Lúcio, não relacionado por tratar da parte muscular e ter compromisso oficial nesta quarta-feira (25/9) em evento pré-Copa do Mundo Sub-17, no Gama.
Com informações da assessoria do Brasiliense F.C