19.5 C
Brasília
terça-feira, 26 de novembro de 2024

É decisão! Real e Minas brigam pelo título do Candangão Feminino 2021

As duas equipes chegam ao terceiro confronto decisivo na competição local de forma consecutiva. Leoas do Planalto têm a vantagem

- Continua após a publicidade -

Por Lucas Espíndola

O Campeonato Candango Feminino está chegando ao fim! Na manhã deste sábado (27/11), mas precisamente às 10 horas, Real e Minas entram em campo para a grande decisão do torneio mais importante da categoria no Distrito Federal. O confronto entre as duas equipes na final não é uma novidade, já que as duas últimas finais (2019 e 2020) foram decididas pelos dois times. Assim como no ano passado, a finalíssima será decidida em jogo único.

Minas quer retomar os anos de glória

O Minas Brasília terminou a primeira fase da competição local na segunda colocação, com 22 pontos conquistados. Foram sete vitórias, um empate e duas derrotas. A equipe verde e azul foi a que marcou mais gols na primeira fase, 46 tentos em 10 partidas, seguida pelo Cresspom e o Real Brasília. A defesa “das Minas” tomou oito gols, sendo o segundo sistema defensivo menos vazado na competição, apenas atrás das Leoas do Planalto, que foram vazadas quatro vezes.

- Continua após a publicidade -

Para voltar a ser campeão do Candangão, o Minas Brasília precisa superar uma série incômoda. O time não vence o Real Brasília desde a primeira fase do Campeonato Candango 2020, quando triunfou por 1 a 0 em pleno Defelê. De lá pra cá os times se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias das Leoas do Planalto e dois empates.  Outra barreira que “As Minas” precisarão atravessar, é a de nunca ter vencido o Real em uma final de campeonato.

Em 2019 foram dois jogos decisivos, com um empate no confronto de ida e a vitória do Real Brasília por 2 a 0 no jogo seguinte. Em 2020, a final foi decidida em uma partida única, realizada no estádio Bezerrão, no Gama. As Leoas do Planalto se deram melhor e venceram por 2 a 1, conquistando o bicampeonato candango. As duas conquistas do clube aurianil encerraram o belo retrospecto do Minas, que vinha de três títulos seguidos, em cima do Cresspom (2x) e Ceilândia.

Foto: Luã Tomasson/Minas Brasília

O título do Candangão seria excelente para apagar o rebaixamento no Brasileirão Série A1, dando um ânimo para o elenco e fechar o ano com uma conquista. Além disso, se conquistar o campeonato de 2021, o time se isola na segunda colocação dos maiores vencedores da competição, com quatro títulos vencidos, atrás apenas do Cresspom, que possui sete títulos no currículo.

Em busca do Tri, Leoas rugem alto no Candangão

O Real Brasília segue invicto no Campeonato Candango Feminino. Na primeira fase, a equipe não perdeu nenhum jogo. Em 10 partidas, foram oito vitórias e dois empates. O clube chega com a defesa menos vazada em toda competição, e com o terceiro melhor ataque do certame. As Leoas do Planalto terminaram a fase anterior com 26 pontos, quatro de diferença para o segundo colocado.

Após estrear fazendo uma boa campanha no Brasileirão Série A1, o Real manteve boa parte do elenco que disputou o campeonato nacional e trouxe reforços pontuais para a disputa do Candangão. Com isso, a equipe que já está acostumada a jogar junto, fez um belo Candangão e chegou a sua terceira final seguida. Nas outras duas vezes que chegou na finalíssima, o time foi campeão.

As Leoas contam com um bom retrospecto contra as adversárias da final, já que desde que a equipe surgiu, foram oito confrontos entre os dois times, com três vitórias do Real, quatro empates e apenas uma derrota. Outro fator positivo para que o Real Brasília possa conquistar o tricampeonato, é que o clube jogará a grande final em casa, o Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê.

Foto: Júlio Cesar Silva/Real Brasília

Retrospecto Real Brasília x Minas Brasília

2019

1ª Fase do Candangão
Real 2 x 2 Minas

Final 1º jogo
Minas 1 x 1 Real

Final 2º jogo
Real 2×0 Minas

2020

1ª Fase do Candangão
Minas 1×0 Real

Final jogo único
Real 2×1 Minas

2021

1ª Fase Candangão
Real 1×0 Minas
Minas 2×2 Real

Brasileirão
Real 1×1 Minas

Final com público

Durante esta semana, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) confirmou que a grande decisão do Candangão Feminino marcará a volta do público aos estádios da capital. O confronto que ocorrerá no Estádio Defelê, às 10 horas, receberá 50% de sua capacidade. O torcedor interessado em ir ao jogo, terá acesso ao estádio doando 1kg de alimento não perecível. O adepto ainda terá que comprovar a vacinação contra a Covid-19, ou apresentar resultado negativo do teste PCR.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P