19.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Doze anos depois, Brasiliense e Gama podem se encontrar em torneio nacional

Ao longo da história, Gama e Brasiliense se enfrentaram em torneios nacionais em sete oportunidades, todas pela Série B, e têm duelo extramente equilibrado

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

Depois de muita expectativa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os grupos da Série D do Campeonato Brasileiro na madrugada desta quarta-feira (4/3). Para o futebol candango, a grande novidade foi a possibilidade de Brasiliense e Gama, representantes do Distrito Federal no torneio, se enfrentarem logo na primeira fase. Para isso acontecer, basta o Jacaré passar do Tocantinópolis na fase preliminar. Com isso, o clássico verde-amarelo voltaria a uma competição nacional depois de 12 anos.

A última vez que isso aconteceu foi durante a campanha da Série B do Campeonato Brasileiro de 2008. Antes, eles também haviam se enfrentado na mesma competição em 2003, 2006 e 2007. No fim da edição de 2008, o Gama acabou rebaixado. Com isso, os dois rivais nunca mais jogaram a mesma divisão de uma competição nacional, o que acabou possibilitando o hiato de doze temporadas sem um duelo verde-amarelo nos principais torneios do futebol brasileiro.

- Continua após a publicidade -

Nas oportunidades em que estiveram juntos na Série B do Brasileirão, Brasiliense e Gama mediram forças em sete oportunidades. O histórico das partidas apresenta um extremo equilíbrio, com três vitórias para cada um dos lados e um empate. Os rivais empatam até no número de vezes que conseguiram balançar as redes: nove vezes. Na Série D, com a possível classificação do Jacaré, os clássicos verde-amarelo aconteceriam na segunda e na penúltima rodada da fase de grupos.

Uma curiosidade é que o Gama nunca conseguiu receber o rival amarelo no estádio Bezerrão, onde costumeiramente realiza suas partidas como mandante. Nos primeiro confronto, em 2003, a arena do alviverde não reunia as condições exigidas pela CBF. Com isso, o jogo foi transferido para o Serra Dourada, em Goiânia. Nas demais temporadas em que os clubes se encontraram, o palco esportivo gamense estava fechado para reforma. Desta forma, o Periquito optou por jogar no antigo Mané Garrincha.

Classificado no grupo A6 do Brasileirão graças ao título candango conquistado na temporada de 2019, o Gama aguarda o classificado do jogo preliminar de número quatro entre Brasiliense e Tocantinópolis (TO). O restante da composição da chave que conta com os dois rivais candangos conta com clubes dos estados de Tocantins, Bahia e Minas Gerais. São eles: Bahia de Feira (BA), Patrocinense (MG), Palmas (TO), Tupynambés (MG), Caldense (MG), Atlético (BA). O torneio terá bola rolando em maio.

Clássicos verde-amarelo em competições nacionais

Série B 2003 – Gama 0 x 2 Brasiliense (Serra Dourada)
Série B 2006 – Brasiliense 0 x 2 Gama (Serejão)
Série B 2006 – Gama 3 x 2 Brasiliense (Mané Garrincha)
Série B 2007 – Brasiliense 0 x 0 Gama (Serejão)
Série B 2007 – Gama 1 x 2 Brasiliense (Mané Garrincha)
Série B 2008 – Gama 1 x 0 Brasiliense (Mané Garrincha)
Série B 2008 – Brasiliense 3 x 2 Gama (Serejão)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P