Por João Marcelo
O próximo sábado, 3 de outubro, será o recomeço de um atleta do Distrito Federal. Já se passaram dois anos desde a última luta – e estreia no Ultimate Fighting Championship (UFC) – de Luigi Vendramini. O tempo de inatividade deu-se depois de duas graves lesões, que o impossibilitaram de treinar e consequentemente, subir ao octógono mais conhecido do mundo. E para este fim de semana, o alemão Jessin Ayari será o adversário do “The Italian Stallion”.
Em 22 de setembro de 2018, Luigi “The Italian Stallion” Vendramini subia ao octógono do UFC para enfrentar o compatriota Elizeu “Capoeira” Zaleski. A estreia no evento era na categoria de cima de Luigi, o peso-meio-médio (até 77kg), devido à lesão de Belal Muhammad, que seria o adversário de Capoeira. O convite da organização veio pouco menos de dez dias antes da luta e mesmo com curto tempo de preparação, Vendramini aceitou o desafio.
No combate, o primeiro round teve algumas reviravoltas e Luigi não venceu Capoeira por pouco. Ainda nos cinco minutos iniciais, Vendramini sentiu uma lesão em seu joelho, mas continuou o combate. Porém, no segundo round, veio a derrota após Capoeira aplicar voadora, socos e chutes, vencendo por nocaute. Foi o primeiro revés na carreira de Luigi, que tinha oito lutas em outras organizações e sendo todas antes do tempo estabelecido nos confrontos (quatro por nocaute e quatro por finalização).
A lesão – rompimento do ligamento do joelho – que sentiu ainda no primeiro round deixou “The Italian Stallion” cerca de sete meses afastados dos treinos. Após o período inativo, o atleta voltou aos treinamentos e pouco tempo depois, um novo rompimento no mesmo joelho. Após nova cirurgia, foram mais oito meses em inatividade. Somente em março deste ano que o atleta voltou aos treinamentos, visando o retorno ao UFC.
Adversário também não luta desde 2018
O retorno de Luigi Vendramini ao UFC ocorrerá neste sábado (03/10). O atleta brasiliense, que também tem cidadania italiana, abrirá o card preliminar do UFC na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, contra Jessin Ayari. O “Abacus”, como é conhecido o alemão, também vem de um longo período de inatividade. Seu último confronto foi há quase dois anos, mais precisamente em 27 de outubro de 2018 contra o escocês Steven Ray. No confronto, Jessin saiu derrotado por decisão unânime.
Esse era o terceiro combate de Jessin Ayari no UFC. Antes da derrota para Steven Tay, o alemão havia sido derrotado por Darren Till, também por decisão unânime, em 28 de maio de 2017. A única vitória na organização foi frente ao inglês Jim Wallhead por decisão dividida em setembro de 2016. Levando em consideração o card do atleta em outras organizações, Jessin acumula 21 lutas, sendo 16 vitórias e cinco derrotas.
Card do UFC Ilha da Luta, em Abu Dhabi (EAU)
CARD PRINCIPAL
Holly Holm x Irene Aldana (peso-galo)
Yorgan de Castro x Carlos Boi (peso-pesado)
Germaine de Randamie x Julianna Peña (peso-galo)
KB Bhullar x Tom Breese (peso-médio)
Dusko Todorovic x Dequan Townsend (peso-médio)
CARD PRELIMINAR
Carlos Condit x Court McGee (peso-meio-médio)
Charles Jourdain x Joshua Culibao (peso-pena)
Kyler Phillips x Cameron Else (peso-galo)
Jordan Williams x Nassourdine Imavov (peso-médio)
Loma Lookboonmee x Jinh Yu Frey (peso-palha)
Casey Kenney x Heili Alateng (peso-galo)
Luigi Vendramini x Jessin Ayari (peso-leve)