Na última quinta-feira (30/3), o Distrito do Esporte trouxe a informação que o DF conseguiu mais uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino. Na ocasião, o Ceilândia herdou a vaga do Atletas de Jesus, equipe goiana que desistiu de disputar o terceiro escalão do futebol feminino nacional. Sem times de Goiás para substituir o outro clube, o Gato Preto foi consultado pela entidade máxima e aceitou a vaga na Série A3. Com isto, a capital federal está apenas atrás de São Paulo em vagas em torneios da CBF.
O Ceilândia agora se junta ao Capital como os representantes do Distrito Federal no terceiro escalão do futebol nacional. Com a entrada do clube Alvinegro, o quadradinho agora possui cinco times nas três divisões do futebol feminino, empatado com o estado do Rio de Janeiro, que tem as mesmas cinco vagas. O quadradinho está apenas atrás de São Paulo, que tem o maior número de equipes nas três divisões do futebol feminino brasileiro.
A capital federal possui um time na primeira divisão, dois clubes nas segunda e terceira divisões: Real Brasília (Série A1), Cresspom e Minas Brasília (Série A2), e Capital e Ceilândia (Série A3). Dependendo do chaveamento que a Confederação Brasileira de Futebol irá divulgar sobre a Série A3, os dois clubes do DF podem subir de divisão e abrir mais vagas para o campeonato da temporada que vem.
– Clique e saiba mais
– Brasília Futsal terá primeiro jogo em casa na Liga Nacional
– Brasiliense Enzo Elias estreia na Stock Car neste fim de semana
– Ex-jogador do Brasília FC sofre injúria racial em partida de futebol
Em dezembro, a CBF divulgou o Ranking de Clubes e Federações do futebol feminino. O Distrito Federal figurou em cima nos dois ranqueamentos. O melhor clube colocado é o Minas Brasília, seguido pelo Real Brasília, Cresspom e Legião. Dependendo da campanha dos times na atual temporada, o quadradinho pode ter seu primeiro representante no top 10 do ranking em 2023. Já a Federação de Futebol do Distrito Federal ficou na quarta posição, ultrapassando os estados da Bahia e Santa Catarina.
São Paulo: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ferroviária, Taubaté, Red Bull Bragantino, São José, Pinda e São Bernardo.
Distrito Federal: Real Brasília, Cresspom, Minas Brasília, Capital e Ceilândia.
Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Pérolas Negras.
Rio Grande do Sul: Internacional, Grêmio e Juventude.