A delegação Distrito Federal teve um grande desempenho na disputa da 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). No evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), a capital federal terminou com 20 medalhas no peito: oito de ouro, cinco de prata e sete de bronze, em oito modalidades, entre coletivas e individuais.
Ao todo, o DF competiu com 116 atletas, alunos do Centro Universitário Estácio, do Centro Universitário IESB e da União Pioneira de Integração Social (UPIS). “Todos os desafios de se fazer esses Jubs em Brasília valem a pena quando podemos ver nossos atletas mais uma vez se destacando nas quadras, pistas, mesas e piscinas”, destacou o presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU-DF), Rodrigo Maués.
Foram três conquistas em esportes coletivos. O IESB foi responsável por todos esses ouros: no basquetebol masculino (primeira divisão) e no feminino (segunda divisão) e no futsal masculino (primeira divisão). A Estácio ficou com a prata no handebol feminino (segunda divisão). As premiações de equipes ocorreram durante ao longo do último dia no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Nas modalidades individuais, um dos ouros veio no wrestling (luta profissional). Ana Luiza Pereira França, estudante da Estácio, conquistou o topo do pódio na categoria até 62 kg sem tomar um ponto sequer durante o embate. “Fiquei muito orgulhosa de mim mesma por ter sido campeã e atleta destaque da competição. Foi muito bom para o meu treinador, para a minha equipe, um marco muito bonito em nossa trajetória”, comemorou.
A natação também trouxe medalhas para o Distrito Federal. Luana Obino Abreu Ribeiro e Luiza Gomes Celidonio levaram, respectivamente, quatro e três pódios. A primeira, que representa a UPIS, cruzou a piscina em primeiro, nas provas de 50m e 100m borboleta e 50m e 10m nado livre. Já Celidonio, aluna do IESB, ficou em segundo nos 50m peito e terceiro nos 200m peito e 100m peito. Arthur Olinto de Menezes Santos, da UPIS, completou o trio de medalhistas brasilienses com o ouro nos 100m livre.
A UPIS garantiu seis medalhas no atletismo: Ester dos Santos Moura ficou com a prata nos 400m e o bronze nos 200m; Delcides Sobrinho Lima Ferreira com a prata nos 40m com barreiras; Maxuel Ferreira com o bronze no lançamento de disco; Adson Quintino Sousa com bronze nos 400m e o terceiro lugar também foi a posição conquistada por Ana Luísa Oliveira na marcha atlética 5000m. O tênis de mesa em dupla também levou o bronze.
“Foram dias de muito trabalho e comprometimento para entregar essa edição incrível, que marcou a retomada do esporte na capital do país. Nossos jovens se entregaram nas disputas que ocorreram em estruturas compatíveis com a importância do evento. Após 15 anos, os Jogos Universitários Brasileiros retornaram ao DF com toda segurança possível, conforme o governador Ibaneis Rocha havia determinado”, avalia a secretária da SEL, Giselle Ferreira.
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal