Ser campeão é o objetivo principal dos 10 clubes integrantes da elite do futebol local, contudo, o título de goleador do Candangão 2023 é uma meta pessoal dos atacantes da competição. Na temporada passada, Marcão balançou as redes em oito oportunidades e sagrou-se artilheiro e campeão pelo Brasiliense. No certame atual, nomes de peso dividirão os holofotes com atletas menos renomados – disputando a artilharia do Candangão -, mas adaptados e conhecidos aos olhos do torcedor candango.
A principal expectativa gira em torno de Ricardo Oliveira. O centroavante coleciona passagens por grandes clubes do cenário nacional (Atlético Mineiro, São Paulo e Santos), Milan e até mesmo Seleção Brasileira. Pelo Brasília, “pastor Oliveira”, como é chamado carinhosamente na internet, pretende atingir a marca de 400 gols na carreira (faltam 12), a artilharia do Candangão e, se possível, coroar a temporada com o título para o colorado, isso tudo no auge de seus 42 anos.
Conhecido pelos renomados investimentos, o Brasiliense é outro que conta com nomes tarimbados. Apesar de ter chegado no meio da temporada passada, Hernane Brocador, artilheiro do Flamengo em 2013, faz sua estreia no torneio local e haja visto o desempenho na Série D, chega forte na disputa. Luan Carlos terá a disposição outro goleador. Um dos maiores artilheiros recentes da história do Náutico, Kieza (Ex-São Paulo e Fluminense) chegou para essa temporada e é mais um com fama de matador.
Deixando seus gols por onde passou, Wisman integrará o elenco do Capital. Com passagens recentes por Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, o artilheiro dos gols bonitos do Distrito Federal pode surpreender. O atleta teve dois gols concorrendo ao Prêmio Dimba 2022, do Distrito do Esporte. Outro que pode despontar marcando vários tentos é Manoel. Na capital, o atleta já passou pelo Brasiliense. O atacante marcou o gol da vitória no último amistoso do Coruja.
Outras equipes investiram em velhos conhecidos. O Ceilândia confia em Paulo Renê, atacante de 34 anos. O dianteiro é bastante reconhecido no futebol local, passando por diversos clubes do quadradinho. Paulo jogou o último Campeonato Candango defendendo a camisa do Unaí, onde balançou as redes em três oportunidades. O centroavante é a esperança de gols do Gato Preto, que também conta com ótimas peças de reposição.
Já o Gama apostou no retorno de Michel Platini e Vítor Xavier. Platini estava no Paranoá, mas rescindiu com o clube e voltou ao Gama, onde foi campeão do Campeonato Candango. Outro que brigará pela artilharia do Candangão é Vítor Xavier, jogador querido pela torcida do Periquito. O atacante foi uma das peças mais importantes do clube Alviverde em 2019 e 2020. Nas mãos de Vilson Tadei, os atacantes esperam repetir o feito de Nunes.
Menos badalados, mas correndo por fora, aparecem Watthimen do Santa Maria, Romarinho do Samambaia (vice artilheiro do último campeonato), Milla e Felipe Clemente, destaques em seus últimos clubes (Gama e Capital, respectivamente) e Daniel Guerreiro, aposta recorrente e certeira do Paranoá, haja visto que o atacante tem uma média boa de gols com a camisa da Cobra Sucuri. As redes candangas começam a ser estufadas neste final de semana, confiram os jogos que abrem a primeira rodada e os artilheiro do Candangão em campeonatos anteriores:
1ª Rodada do Candangão
Sábado (28/1)
Santa Maria x Paranoá
10h30
Domingo (29/1)
Capital x Samambaia
10h
Brasília x Real Brasília
15h
Gama x Taguatinga
15h
Ceilândia x Brasiliense
15h45
Artilheiros Candangão dos últimos campeonatos (2016-2022)
2016- Aldo (Luziânia) e Grampola (Gama) – 6 gols
2017- Romarinho (Ceilândia) – 13 gols
2018- Michel Platini (Sobradinho) – 11 gols
2019- Jessuí (Formosa) – 8 gols
2020- Nunes (Gama) – 13 gols
2021- Zé Love (Brasiliense) – 11 gols
2022- Marcão (Brasiliense) – 8 gols
**Colaborou Lucas Espíndola