A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no começo da noite desta quarta-feira (03/01) a lista com os nomes dos árbitros brasileiros indicados pela Comissão de Arbitragem da entidade para integrar o quadro da FIFA em 2024.
O Distrito Federal, há 2 anos, contava com dois representantes árbitros: Sávio Pereira Sampaio, ingressante em 2022, e Leila Moreira da Cruz, desde 2019 na entidade.
Porém, na lista de 2024 um dos representantes locais deixa o escudo mais almejado da arbitragem mundial. Sávio Pereira Sampaio não conseguiu manter um desempenho regular na última temporada e deixou o quadro da entidade. Em seu lugar, a CBF indicou Rafael Klein do Rio Grande do Sul, que apitou 23 jogos em 2023.
Também ficaram de fora da lista de 2023 para 2023 Wagner Magalhães do Rio de Janeiro, como árbitro principal, e como VAR Rafael Traci.
Além de Rafael Klein, entram no rol da FIFA Rodrigo Pereira de Pernambuco como árbitro principal, as assistentes Fernanda Kruger, do Mato-Grosso, e Maíra Mastella Moreira do Rio Grande do Sul, o árbitro de VAR Diego Pombo Lopez, da Bahia, também é novidade.
Em 2023 Sávio Pereira apitou 20 jogos na Série A, sendo sua última partida Atlético-MG x São Paulo na 37ª rodada. Ele ficou de fora da derradeira 38ª. Na Série B comandou 6 jogos e na Copa Sul-Americana esteve à frente, apenas, de Estudiantes x Tachira. No ano, apitou mais de 30 partidas, sendo ao menos 2 do Candangão: Taguatinga x Santa Maria e Paranoá x Capital. Os dados foram extraídos do site TransferMarkt.
Já Leila Cruz participou da Copa do Mundo Feminina de 2023 integrando o trio brasileiro ao lado de Edina Edina Alves e da auxiliar Neuza Back, estando na partida de estreia da Austrália pela competição. Além delas, participou da Copa a árbitra de vídeo Daiane Muniz dos Santos. Todas seguem na lista da FIFA.
No futebol brasileiro, Leila esteve em 9 partidas da Série A, 6 da Série B, 4 da Copa do Brasil e foi assistente em 4 jogos da Libertadores. Leila atuou na final do Cearense 2023 e foi assistente VAR na final do Candangão 2023.