Por João Marcelo
Já sem chances de classificação à próxima fase, Minas Brasília e Cuiabá fizeram na manhã desta sexta-feira (16/07), mais precisamente às 10:30, o confronto do adeus ao Brasileirão Feminino Sub18. A equipe do Distrito Federal na terceira colocação, com quatro pontos, e as meninas de Mato Grosso ocupando o quarto lugar sem nenhum ponto conquistado, não perderiam seus respectivos lugares dentro do grupo. A partida valeria para fechar a sexta rodada, mas também mais uma chance das jovens atletas mostrarem seu futebol.
O primeiro confronto entre Minas Brasília e Cuiabá, válido pela rodada inaugural da competição, ocorreu em 6 de julho, um pouco mais cedo do que a partida de hoje, às 8:30. Mostrando uma boa técnica e faro de gol, as brasilienses golearam por 6 a 1 e terminariam a primeira rodada na liderança do grupo. A centroavante da equipe, Nathygol, e a volante, Milena, marcaram duas vezes cada uma. Jhefiny e Giulia completaram a goleada. Alessandra descontou para as cuiabanas.
Logo em seu início, o jogo mostrou que teriam muitos gols. Aos seis minutos, o Cuiabá abriu o placar. No lance seguinte, o Minas Brasília empatou com Nathygol. As Mini Minas ainda marcariam mais duas vezes na etapa inicial com Milena e Vitorinha. Já no segundo tempo, o jogo reiniciou morno, sem chances de gol. Aos 16′, o Minas aumentou o placar com Clarinha. Porém, dois minutos depois, o Cuiabá diminuiu com Joanne e colocou fogo na partida, que ficou disputada – com chances de gol – até o fim.
Cuiabá abre o placar, mas Minas Brasília empata na sequência, vira e vai para o intervalo vencendo por 3 a 1
Logo aos quatro minutos de jogo, Alê recebeu na frente e chutou forte, mas a bola subiu bastante. Dois minutos depois, Laiza finaliza da intermediária no meio do gol, mas a goleira Lara falha incrivelmente e deixa a bola entrar, abrindo o placar para o Cuiabá. Porém, a comemoração cuiabana não durou muito. No ataque seguinte, Jhefiny deu ótimo passe e achou Nathygol livre dentro da área, a centroavante não desperdiça e empata a partida para o Minas Brasília.
Aos 17′, Sassá bateu de fora da área, mas chutou mascado e a bola saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, Vitorinha cobra falta e a bola passa por cima da meta cuiabana. Com 22′, Giulia toca para Vitorinha e a meia arrisca de longe e por pouco Gabriele não deixa a bola passar. Aos 26′, após bom lançamento, Vitorinha tenta encobrir Gabriele, mas a arqueira consegue jogar para escanteio. Na cobrança, Vitorinha joga na área e Milena desvia, acertando o travessão.
Aos 28′, Milena recebe pelo lado direito de ataque e chuta cruzado, tirando tinta da trave esquerda do Cuiabá. Com 34′, Sassá cruza na área e Nathygol desvia, mas a bola passa rente à trave direita, quase a virada do Minas Brasília. Aos 37′, Milena recebe cruzamento na área e com tranquilidade, vira para as “Mini Minas”. Dois minutos depois, Jhefiny tocou para Vitorinha pelo lado direito do campo, a meia cortou a zagueira e jogou para a área, mas a bola foi direto para o gol, encobrindo Gabriele e aumentando o placar para o Minas.
Um gol para cada lado e vitória do Minas Brasília
Com início bem diferente da etapa inicial, os primeiros dez minutos do segundo tempo não teve chances claras de gol. O Minas Brasília, vencendo, controlava melhor a partida, enquanto o Cuiabá tentava diminuir a vantagem. O primeiro grande lance de perigo foi aos 14′. Giulia cobrou falta e a bola passou próxima ao travessão da zaga do Cuiabá. Aos 16′, o quarto gol do Minas Brasília. Após bola levantada na área, Viih chuta para o gol e Gabi Martins defende para o meio da área, Clarinha aproveita o rebote e aumenta o placar.
Aos 18′, a zaga do Minas Brasília não consegue afastar e a bola sobra livre para Joanne, a atleta do Cuiabá dribla a goleira Lara e empurra para o fundo das redes, diminuindo o placar. Quatro minutos depois, em bola cruzada na área, Alê por pouco não desvia e diminui ainda mais o placar para o Cuiabá. Com 23′, Vitorinha finalizou para o gol, mas a bola foi no meio e Gabi Martins defende com facilidade. Aos 28′, Giulia tenta fazer gol olímpico, mas a goleira Gabi Martins, esperta, intervém.
Aos 35′, Alessandra cobra falta e a bola passa por cima da meta de Lara. Nos minutos finais, com a vitória já concretizada, o Minas Brasília aproveita para manter a posse de bola e conter os ataques cuiabanos. Após dois minutos de acréscimos dados pela árbitra da partida, o Minas Brasília venceu pela segunda vez na competição e finaliza a participação no Brasileirão Feminino com uma boa vitória sobre o lanterna do grupo.
Como terminou o Grupo A
A vitória brasiliense não muda sua classificação, definida na terceira colocação do Grupo A. Com isso, o Minas Brasília finaliza sua participação na competição com sete pontos, oriundos de duas vitórias, um empate e três derrotas, marcando 11 gols e sofrendo oito. Já o Cuiabá sai do Brasileirão Feminino Sub18 sem conquistar nenhum ponto e com até o momento – o Audax-SP, outro sem nenhum ponto conquistado, joga amanhã – a pior campanha do torneio. As meninas de Mato Grosso marcaram quatro vezes e sofreram 24 gols.
Já o confronto decisivo, que valia uma vaga direta na próxima fase e a possibilidade de classificação para o segundo colocado, terminou com a vitória do Fluminense, agora líder do grupo. A equipe tricolor venceu por 2 a 0 e garantiu seu lugar na segunda fase. Já o Flamengo finalizou a fase de grupos com 13 pontos, mesma pontuação do Grêmio no Grupo C. Porém, o rubro-negro tem saldo de gols melhor. Com isso, as flamenguistas estão classificadas. Resta esperar os jogos do Grupo E para saber se será o melhor ou segundo melhor das segundas posições.
MINAS BRASÍLIA 4
Lara; Laís, Clarinha ⚽, Madu, Jhefiny; Alê, Milena ⚽, Vitorinha ⚽, Mineirinha (Viih); Sassá e Nathygol ⚽ (Aninha).
Técnico: Breno Luiz
CUIABÁ 2
Gabriele (Gabi Martins); Alessandra, Loanne ⚽, Julia Gabriele (Letícia), Fernanda (Ana), Joyce (Maria Eduarda), Nayara (Jennifer), Bruninha (Jenny), Laiza ⚽, Fabiana, Evelyn.
Técnico: Eroney Lima