21.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Decreto do GDF permite reabertura de parques a partir de quarta

Seguindo regras determinadas pelo GDF, parques têm funcionamento autorizado a partir de quarta-feira (3/6). Veja locais que vão reabrir

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz*

O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu liberar a utilização dos parques sediados no Distrito Federal. A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial (DODF) na noite de sábado (30/5), foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha e terá validade a partir da próxima quarta-feira (3/6). O funcionamento poderá acontecer de 6h às 21h. Os locais estavam fechados desde 18 de março como ação de prevenção à disseminação do coronavírus na capital federal.

Assim como nos demais locais que já foram autorizados a retomar as atividades, haverá exigências para que a população possa frequentar os parques públicos do DF. Nos espaços indicados no decreto (veja todos no fim da matéria), está proibido qualquer tipo de comércio dentro deles, inclusive de ambulantes. Todos os equipamentos de musculação e demais áreas de atividade coletiva serão bloqueados, assim como banheiros e bebedouros estarão interditados.

- Continua após a publicidade -

Ao receber alta do hospital DF Star (onde estava internado desde a última segunda-feira para a realização de uma cirurgia) na manhã de sábado, o governador Ibaneis Rocha explicou que a ideia é permitir que os brasilienses se exercitem, mas façam apenas caminhadas ou andem de bicicleta. “Estarão abertas apenas a pista de cooper e a ciclovia”, detalhou. O uso de máscara de proteção facial também é obrigatório para todos os frequentadores.

No Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, maior e mais movimentado espaço de exercícios do Distrito Federal, continuará vedado o trânsito de veículos. A exceção será apenas para os usuários que desejem se deslocar até os estacionamentos 4 e 5, devendo-se converter às vias internas em pista para pedestres e ciclistas. A fiscalização para respeito das instruções será organizada e supervisionada pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Fiscalização

Para garantir que todas as regras estipuladas no decreto sejam cumpridas pela população, o GDF determinou que a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Brasília Ambiental) e as respectivas administrações dos parques serão responsáveis, além dos demais órgãos fiscalizadores da capital federal, façam supervisão e fiscalização diária do funcionamento e uso dos locais.

Confira os parques que serão reabertos na quarta-feira:
– Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
– Parque Ecológico do Paranoá
– Parque Recreativo do Gama (Prainha)
– Parque Ecológico do Gama
– Parque Ecológico Sucupira (Planaltina)
– Parque Ecológico do Lago Norte
– Parque Ecológico da Asa Sul
– Parque Ecológico Olhos D`água
– Parque Ecológico Ezequias Heringer (Guará)
– Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul)
– Parque Ecológico de Águas Claras
– Parque Ecológico do Riacho Fundo
– Parque Ecológico do Areal (Arniqueiras)
– Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia)
– Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga)
– Parque Ecológico 3 Meninas (Samambaia)
– Parque Ecológico do Tororó
– Parque Ecológico das Copaíbas (Lago Sul)

*Com informações da Agência Brasília

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P