Por João Marcelo Pepi
Destaques da última rodada com vitórias importantes sobre Brasiliense e Santa Maria, respectivamente, Brasília e Capital abriram os jogos do primeiro fim de semana de fevereiro no Campeonato Candango. Agora quinto colocado, o Capital buscava a vitória para entrar no grupo dos classificados às semifinais. Do outro lado, o Brasília, terceiro colocado, queria a manutenção no G4 e encostar no primeiro colocado, Ceilândia. E com todos os gols no segundo tempo, o Capital virou e venceu o Brasília por 4 a 1.
Faltoso, frio e apenas uma bola no travessão. Assim pode ser resumida a primeira etapa. Se faltou emoção no primeiro tempo, o segundo foi quente. O período final já iniciou com o gol de Vinícius Machado, de cabeça em cobrança de escanteio. Após, quatro gols do Capital: o primeiro com Rafael Grampola aproveitando o rebote, Wallace depois de cobrança de escanteio e Pedrinho marcou duas vezes. O primeiro após lindo passe de Judson e o segundo após cruzamento de David. Com a vitória, o Capital subiu para a terceira posição, empurrando o Brasília para o quarto lugar.
Etapa inicial morna
Mandante do confronto, o Capital iniciou o confronto levando perigo à meta de Roger Kath no primeiro minuto de jogo. Charles fez ótimo lançamento para Felipe Clemente, que dominou e chutou rasteiro, mas a bola passou rente à trave esquerda do goleiro colorado. A Coruja mantinha a marcação forte e não deixava o Brasília respirar. Durante os primeiros 15 minutos, nas poucas oportunidades que teve, o terceiro colocado da competição parou na defesa dos donos da casa. O técnico Édson Porto ainda foi obrigado a fazer duas alterações na sua equipe por contusão, saíram Felipe Assis e Paulo Henrique, entraram David e Emerson Silva.
Aos 21′, em escanteio cobrado pelo Capital, Wallace subiu mais que todo mundo e cabeceou no travessão de Roger Kath. Com 35′, em mais uma cobrança de escanteio, Roger Kath saiu mal e a bola sobrou para Felipe Clemente. O atacante da Coruja chutou de primeira, mas não pegou bem e a bola subiu, perdendo boa oportunidade de abrir o placar. Pouco mais de dez minutos depois, Charles passou para Wallace e o zagueiro – improvisado de volante após saída de Paulo Henrique – chutou por cima do gol.
De virada, a vitória do Capital
Se o primeiro tempo foi morno, o segundo começou quente. Logo no primeiro minuto, Vinícius Machado aproveitou o escanteio cobrado, antecipou o goleiro Léo Rodrigues e cabeceou para o fundo do gol, abrindo o marcador no estádio Juscelino Kubitschek. Atrás no placar, o Capital buscou o ataque e quase chegou ao empate com Rafael Grampola em chute de longa distância. Com 13′, Titico também tentou chute longo, mas Léo Rodrigues defendeu com tranquilidade.
Atrás do empate, a Coruja pressionava o Brasília e deu resultado aos 21′. Em jogada aérea, Felipe Clemente ajeitou de cabeça, David emendou uma linda bicicleta, Roger Kath não conseguiu segurar a bola e Rafael Grampola aproveitou o rebote para deixar tudo igual. Nove minutos depois, a virada. Em cobrança de escanteio, a defesa do Brasília não conseguiu afastar e a bola sobrou para Wallace. O volante dominou no peito e chutou sem chances para o arqueiro Roger Kath.
Poucos minutos depois, Jhonson cobrou falta pelo lado esquerdo de ataque e Léo Rodrigues encaixou a bola, em uma belíssima ponte. Com o resultado positivo, o Capital jogou mais leve e ampliou o placar aos 34′. Judson deu lindo passe para Pedrinho, que bateu na saída de Roger Kath e aumentou o marcador para 3 a 1. Ainda teve tempo do Capital marcar o quarto. David recebeu passe em profundidade e rolou para Pedrinho marcar o seu segundo gol.
O que vem por aí
As equipes não terão muito tempo de descanso para os próximos compromissos. A sexta rodada já terá início no meio desta semana e os dois clubes fazem seus confrontos na mesma data e horário, quarta-feira (09/02) às 15:30. O Brasília recebe o vice-líder do Candangão, Paranoá, no estádio Mané Garrincha. O Capital jogará de visitante. A equipe comandada por Édson Porto vai até Goiás, no estádio Serra do Lago, enfrentar o lanterna da competição, Luziânia.
Capital 4
Léo Rodrigues; Gabriel, Juan Pablo, Wallace ⚽, Felipe Assis (David); Paulo Henrique (Emerson Silva 🟨), Sandy (Geovane), Charles (Judson); Romarinho, Felipe Clemente (Pedrinho ⚽⚽) e Rafael Grampola ⚽.
Técnico: Édson Porto
Brasília 1
Roger Kath; Adilson, Tairone, Vinicius Machado ⚽🟨, Matheus Rocha; Dadinho, Jhonson, Lucas Perdomo 🟨 (Obina), Willian (Lucas Victor); Leandro Aguiar 🟨 (João Agrella) e Ian Carlos (Titico).
Técnico: Luís Carlos Carioca