O técnico Luan Carlos estará novamente no comando do Brasiliense, de forma oficial, no jogo deste sábado (29/10) contra o Luverdense pela Copa Verde. É partida única. Portanto, o perdedor sairá eliminado e quem vencer seguirá para a próxima fase da competição. O confronto mata-mata acontece no estádio Passo das Emas, às 21h, com transmissão da Rádio e TV Brasiliense.
Luan Carlos tem 30 anos e é considerado um dos técnicos mais jovem do país. Velho conhecido da torcida amarela, teve a última passagem pelo clube foi no final de 2021. Porém, não obteve êxito e saiu após nove jogos, em novembro daquele ano. Ele havia sido contratado para substituir o vitorioso técnico Vilson Tadei.
Após deixar o Jacaré, Luan conquistou o título de vice-campeão do Campeonato Catarinense de 2022 a frente do Camboriú, trabalhando com ex-jogadores do seu antigo clube, como Jorge Henrique e Wagner Balotelli. Também passou pelo Brusque na Série B do Campeonato Brasileiro.
O retorno
Em setembro de 2022, a volta de Luan foi anunciada pelo clube visando a Copa Verde. “O Brasiliense é um grande clube, é uma equipe que precisa se reconsolidar no mercado e no cenário brasileiro e a gente sabe que é de forma gradual. Receber um convite desse é um convite que vem com o título de desafio e a gente sempre aposta em desafios para poder crescer e amadurecer na carreira”, conta o técnico sobre como recebeu a proposta de reassumir o clube.
O Brasiliense não disputa jogos oficiais desde julho. A última vez foi pela Série D do Campeonato Brasileiro quando foi eliminado pelo Nova Venécia, em jogo que resultou em punição para o Jacaré após a torcida invadir o campo e entrar em confronto com o Choque da Polícia Militar do Distrito Federal.
A respeito da eliminação, Luan diz que foi um episódio triste mas que ficou no passado. “A gente tem que focar no presente, tentar fazer o nosso melhor e tentar surpreender a Luverdense”, conclui. Além de Luan, o Brasiliense fez outras contratações para compor o elenco. Nomes como os zagueiros Timm e Bahia, o lateral-direito Caetano, o lateral-esquerdo Romarinho, o meia Diogo Sodré e os atacantes Cajú, Alvinho e Yuri Mamute.
Para o Luverdense, um jogo para fechar o ano
Se o Brasiliense vem com força total, carregando na bagaem um título de decacampeão do Campeonato Candango, o Luverdense vai com esperança de recuperar o ano, em busca de uma vaga na Copa do Brasil 2023.
Com péssima atuação no estadual e na Copa FMF, o clube de MT quer fechar o ano com o título da Copa Verde. Com pouco investimento, o elenco se manteve sem grandes alterações e as dificuldades aumentaram quando o centroavante Gabriel Bigode se lesionou. Além dele, outras duas baixas do ataque poderão ser sentidas na equipe. Matheuzinho, que não faz mais parte do time e Erick, que já atuou por outras equipes em competições nacionais e por isso não pôde ser inscrito na competição.
Na Copa Verde de 2021, o confronto entre os dois times terminou em vitória para o Brasiliense por 2 a 1. Eles já se enfrentaram outras duas vezes em partidas válidas pelo Brasileirão Série C 2013, onde o Luverdense venceu as duas por 1 a 0. Como é jogo único, quem vencer estará na próxima fase da competição e o outro time será eliminado.Caso aconteça um empate, a partida será definida por disputa de pênaltis.
Copa Verde 2022
Partida única
Luverdense x Brasiliense
21h (horário de Brasília)
Estádio Passo das Emas
Transmissão: Rádio e TV Brasiliense