O Capital é o novo líder da primeira fase do Campeonato Candango BRB 2022. Na tarde desta quarta-feira (16/2), a Coruja enfrentou o Ceilândia, no Estádio Abadião, triunfou por 3 a 2 e emendou a quinta vitória seguida no torneio local. Bastante movimentada e com reviravoltas, a partida entre os primeiros colocados entregou tudo o que prometia. Com o resultado, o time azul carimbou a classificação antecipada para o quadrangular semifinal. Mesmo com a derrota, o Gato Preto também está com lugar garantido na sequência do torneio local.
A partida começou em ritmo lento com o Ceilândia buscando espaços e o Capital se fechando. Quando achou um contra-ataque, a Coruja marcou e se empolgou. O time visitante perdeu boas chances de ampliar ainda no primeiro tempo e pagou caro ao sofrer uma virada relâmpago. No segundo tempo, o time azul se lançou para o ataque em busca de gols e foi premiada. Com mais duas bolas na rede, a equipe garantiu a quina de vitórias seguidas no Candangão e, de quebra, não vê mais ninguém à sua frente na tabela do torneio local.
Ceilândia faz virada relâmpago
O jogo de líderes do Campeonato Candango começou estudado e com poucas chances concretas de gol. Atuando em casa, o Ceilândia optou por ficar com a bola no pé por mais tempo. O Capital, por sua vez, se postava para contra-atacar. Na primeira chance limpa do Gato Preto, Tarta recebeu na intermediária, mas pegou mal na finalização. Com dificuldades de ultrapassar a linha de três zagueiros do rival, a Coruja pouco incomodou o goleiro Léo Unamuzaga nos primeiros 15 minutos. O alvinegro até entrava na área, mas era bem marcado na hora de finalizar.
Aos 21, o Capital encaixou a jogada. Judson recebeu inversão de bola e tocou para Felipe Clemente. O camisa 11 limpou a jogada, colocou no barbante e se isolou na artilaria do Candangão com seis gols. O lance esquentou o jogo. Com 26, Grampola perdeu grande chance de ampliar para o time azul. Clemente aproveitou bobeada da zaga, fez o desarme e passou a pelota. Rafael chutou baixo e parou no abafa de Unamuzaga. O Gato Preto respondeu na sequência. Gleissinho avançou pela esquerda e finalizou cavado por cima do gol. Aos 28, Romário desviou cruzamento para fora.
Com 30, Clemente recebeu a bola pela direita, tirou da marcação e forçou Unamuzaga a trabalhar bem outra vez. Três minutos depois, Wallace subiu alto e desviou escanteio, mas para fora. Acuado, o Gato Preto tentou subir ao ataque, mas seguiu esbarrando na marcação. O time alvinegro até teve chances pelo alto e de longe, mas todas foram longe do alvo. Na bola parada, o empate veio. Da intermediária, Tarta mandou um balaço categórico na rede. A virada veio na sequência. Tarta deu belo passe por cima e Cabralzinho fuzilou para o gol.
Na blitz, Capital vence
A volta ao jogo no Abadião foi com um cenário truncado. Com muitas faltas, as duas equipes mantinham um clima de disputa intensa em cada bola. Nos primeiros dez minutos, as marcações levaram a melhor contra os ataques. O primeiro lance de perigo foi em chute de longe de Felipe Tavares, pelo Capital. Aos 13, Grampola recebeu cruzamento e chutou mascado para fora. O atacante, porém, estava em posição de impedimento. Dois minutos depois, Cabralzinho recebeu livre na área e encheu o pé. Corajoso, Léo Rodrigues atacou a bola e impediu o terceiro do Ceilândia.
A partida continuou corrida e com os times revezando momentos no ataque. Na metade do segundo tempo, os treinadores Adelson de Almeida e Édson Porto tiraram os amarelados e colocaram sangue novo em campo. Com 21, Pedra antecipou Emerson e mandou cruzamento para fora. Na insistência, o Capital igualou. Após bate e rebate, Romarinho emendou para o gol. Aos 28, em cruzamento insinuante, a Coruja quase chegou à virada, mas ninguém conseguiu desviar para a rede.
Com o passar do tempo, o jogo perdeu em velocidade e ficou mais frio. Isso até os 38 minutos. Em cruzamento de Romarinho, Wallace foi no terceiro andar e cabeceou no canto de Léo Unamuzaga. Aos 41, a situação do Ceilândia se agravou com a expulsão direta do zagueiro Fernando Gomes. Com o resultado encaminhado, o Capital diminuiu o ímpeto e passou a tomar cuidados defensivos para não perder a vantagem. O Gato Preto até tentou. Aos 49, após cobrança de escanteio, a bola circulou à área e foi afastada pela defesa rival para garantir o triunfo da Coruja.
CEILÂNDIA 2
Léo Unamuzaga; Vidal, Fernando Gomes 🟥 e Gilson; Crystian ⚽, Giovani (Medeiros), Tarta ⚽🟨 (Werick), Cabralzinho ⚽ (Héricles) e Gleisinho; Mirandinha (Romarinho) e Romário (Gabriel Pedra). Técnico: Adelson de Almeida.
CAPITAL 3
Léo Rodrigues; Felipe Tavares (David), Juan Pablo, Emerson 🟨 e Romarinho ⚽; Wallace ⚽, Sandy 🟨 (Geovane), Judson 🟨 (Pedrinho) e Charles; Felipe Clemente ⚽ (Leozinho ⚽) e Rafael Grampola (Roberto Pitio). Técnico: Édson Porto 🟨.