Por Victor Parrini
Disputada por 64 clubes, divididos em oito grupos, a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Com isso, as quatro primeiras equipes de cada grupo avançaram à segunda fase da competição, totalizando 32 times na briga pelo acesso à Série C do Brasileiro. Dessa forma, o Brasiliense, primeiro colocado no Grupo A6, com a melhor campanha de toda competição, inicia a fase mata-mata enfrentando o Real Noroeste, do Espírito Santo.
Pelo cruzamento das chaves, após ter feito a melhor campanha de toda a primeira fase do campeonato e, consequentemente, de seu grupo, o Jacaré teve o conhecimento de que enfrentaria o 4º colocado do Grupo A5. Dessa forma, com as classificações de todos os grupos definidas no último sábado (28/11), o adversário da equipe do Distrito Federal seriam os capixabas do Real Noroeste.
Relembrando a campanha da equipe do Espírito Santo na primeira fase, os Merengues Capixabas estrearam com vitória, por 2×1, diante do Goiânia. Assim, do início da competição até a última rodada da fase de grupos, o Real Noroeste venceu cinco partidas, empatou quatro e foi derrotado em outros cinco jogos, culminando em uma campanha com 45,2% de aproveitamento. A equipe se classificou com 19 pontos, a mesma pontuação do Águia Negra-MS, porém, levou a melhor pelo saldo de gols.
Em sua campanha até aqui, a equipe comandada pelo treinador Duduzinho marcou 20 gols, em 14 partidas, e sofreu 18 bolas na rede. Portanto, a equipe capixaba conta com uma média de 1,42 gols marcados por jogo, enquanto sofre, em média, 1,28 gols a cada partida. Vale ressaltar, no campeonato estadual, o Real Noroeste está na semifinal, enfrentará o Rio Branco VN, brigando pelo título de melhor equipe do estado.
Os problemas defensivos do rival capixaba, inclusive, podem ser um grande trunfo para o Jacaré, que terminou a primeira fase da Série D com o ataque mais poderoso da competição nacional. Foram, ao todo 33 gols marcados. Os atacantes Ze Love e Luquinhas são os artilheiros do time amarelo. Cada um balançou às redes em oito oportunidades no torneio.
Portanto, Real Noroeste-ES e Brasiliense iniciam neste domingo (6/12), a disputa pela vaga nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 15h, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. Com isso, o confronto de caráter eliminatório terá seu desfecho no sábado (12/12), às 16h, na casa do Jacaré, no estádio Serejão, em Taguatinga.