Classificado para o quadrangular semifinal do Campeonato Candango BRB 2022, o Brasiliense muda seu foco e mira suas atenções para a Copa do Brasil. O Jacaré vai realizar uma viagem até Rio Branco, capital do estado do Acre, onde enfrentará o SC Humaitá, vice-campeão acreano em 2021. O atual campeão candango terá a vantagem do empate para avançar de fase e, devido às boas atuações recentes, Bernardo (campeão da Copa do Brasil com o Vasco em 2011), almeja repetir uma campanha tão boa quanto em 2002.
O Sport Clube Humaitá é um clube do município de Porto Acre, cidade à 63 km da capital Rio Branco. Foi fundado em 2003. Porém, somente em 2015 tornou-se um time de futebol profissional. O Humaitá foi campeão da segunda divisão do Acre em 2016 (seu único título profissional) e vice-campeão da elite do futebol acreano em 2021, desempenho suficiente para qualificar-se à Copa do Brasil, competição que o Tourão participará pela primeira vez.
De olho no Humaitá
Manoel Façanha, do site Na Marca da Cal, é o principal responsável pela cobertura do futebol acreano e contou para o Distrito do Esporte sobre a pré-temporada do Humaitá. “No final de janeiro, o Humaitá entrou na terceira semana de trabalho visando sua participação na temporada de 2022. O time fez alguns amistosos e conseguiu não ser surpreendido, inclusive, vencendo o Galvez-AC por 2 a 0″, explicou. O Tourão fez somente um jogo oficial na temporada, quando estreou no Campeonato Acreano, vencendo o Independência por 4 a 0. A segunda rodada não foi disputada em razão das fortes chuvas na região norte, que impossibilitaram a realização da partida no último sábado (19/2).
Manoel destacou os principais reforços do Humaitá e ressaltou o estilo de jogo idealizado pelo treinador Emanuel Sacramento. “Entre as novidades nesta temporada, aparece o grandalhão zagueiro Luís Fernando, de 1,93 cm. O atleta esteve na temporada passada no Araquacema-TO. O meia Fábio Henrique Silva de Souza, o Fabinho, 26 anos, ex-NK Kustošija, da Croácia. Fabinho fez base no Flamengo, mas também teve passagens por Bangu, e Portuguesa-RJ, O atacante Daniego (Atlético-AC), Caíque (Rio Branco-AC), Mamude (Rio Branco-AC) também chegaram ao clube”, apontou.
“O vice-campeão acreano conta com jogadores rápidos e os seus laterais avançam quando o adversário deixa espaço. Após o jogo de estreia no estadual, o técnico do Tourão disse que gostou da entrega dos jogadores, mas que pretende até a partida contra o Brasiliense melhorar a intensidade de jogo e a compactação ofensiva e defensiva da sua equipe”, destacou.
Rival acreano na campanha de 2022
Em seu melhor desempenho no torneio mais democrático do certame nacional, o Jacaré também cruzou com um clube acreano na primeira fase. Naquele ano, o Brasiliense eliminou o Vasco-AC: derrota por 2 a 1 na ida e vitória no Serejão por 1 a 0 na volta, fazendo com que o time de Luiz Estevão avançasse pelo critério do gol fora de casa.
Bernardo, meio campista do Jacaré, foi campeão da Copa do Brasil com o Vasco da Gama em 2011 e enfatizou as dificuldades da competição. “Disputar a Copa do Brasil exige um comportamento diferente de outras competições, porque é mata-mata. Então, você procura entrar ligado no jogo. Eu tive muita felicidade de conquistar a CB em 2011 com o Vasco, que era um título inédito para o clube”, relembrou.
Bernardo demonstrou conhecimento sobre a história de seu atual clube e ressaltou a confiança no grupo. “Pelo elenco que nós temos, podemos fazer uma boa campanha na Copa do Brasil desse ano. A gente sabe da história do Brasiliense, que chegou à final em 2002 contra o Corinthians, e da história do clube na competição. A gente espera que todos os jogadores estejam envolvidos diretamente na partida, para que a gente possa ter uma grande estreia e fazer um grande jogo lá no Acre.”
SC Humaitá e Brasiliense entrarão em campo às 22h, na próxima quarta-feira (23/2), no estádio Florestão, em Rio Branco. A vaga para a próxima fase será decidida em jogo único. Quem vencer estará classificado. Entretanto, o Brasiliense tem a vantagem do empate, pois é o clube melhor ranqueado no quadro da CBF. Quem avançar, aguardará o vencedor do duelo entre Globo-RN x Internacional, partida com data marcada para quinta-feira (3/3).