A vitória sobre o Corinthians por 86 a 80, no último domingo (6/3), esquentou o sonho do Cerrado Basquete de disputar pela primeira vez os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB). O triunfo sobre o rival direto fez os candangos ultrapassarem os paulistas na classificação e assumirem o 12º lugar, o último posto classificatório para o mata-mata. Para se manter por lá, o time verde do Distrito Federal tem alguns trunfos importantes visando a reta final da competição nacional.
Nesta quarta-feira (9/3), o Cerrado encara uma pedreira fora de casa. Às 19h, a equipe candanga enfrenta o vice-líder Minas, na Arena Minas Tênis Clubes, com transmissão ao vivo do YouTube. Depois do jogo, o time volta ao Distrito Federal para se concentrar em uma grande sequência de dias livres para treinamento. O técnico Bruno Lopes terá duas semanas exclusivas de preparação para ajustar os detalhes da equipe para as partidas finais do NBB 2021/2022.
Quando voltar para as quadras, em 24 de março, o Cerrado colocará em prática o primeiro e mais importante trunfo a seu dispor. Serão quatro partidas seguidas como mandante no Ginásio da Asceb. A sequência tem fator crucial na tentativa de assegura um lugar entre os 12 primeiros da classificação geral da competição nacional. Na 904 sul, o time verde enfrente Rio Claro, Sesi Franca, Paulistano e encerra com o clássico candango contra o Brasília. Todos com presença de torcida, outro fator de destaque.
O status dos adversários na tabela aponta mais um viés importante na luta do time verde. Rio Claro (14º), Paulistano (7º) e Fortaleza (11º) podem ser considerados adversários diretos do Cerrado na briga por uma classificação aos playoffs. Atual lanterna, o Brasília é mais um a aparecer na parte inferior da tabela. Os demais adversários dos candangos têm vida mais confortável e brigam no topo: Minas (2º), Sesi Franca (1º) e Unifacisa (5º) são as maiores dificuldades até o fim do NBB.
Agenda do Cerrado no fim do NBB
9 de março
19h Minas x Cerrado (YouTube)
24 de março
20h Cerrado x Rio Claro (Ginásio da Asceb)
26 de março
18h Cerrado x Sesi Franca (Ginásio da Asceb)
2 de abril
18h Cerrado x Paulistano (Ginásio da Asceb)
8 de abril
20h30 Cerrado x Brasília (Ginásio da Asceb)
13 de abril
20h30 Fortaleza x Cerrado (YouTube)
15 de abril
19h30 Unifacisa x Cerrado (YouTube)