Fundado em 5 de julho de 2001, o Centro de Futebol Zico de Brasília, mais conhecido como CFZ-DF, estará no Campeonato Candango da Segunda divisão. Foram três anos longe das competições oficiais. O último jogo da equipe profissional do CFZ, foi a derrota por 6 a 3, diante do Botafogo-DF, pela Segundinha de 2019. De lá para cá, o time atravessou momentos difíceis, contudo, se viu obrigado a inscrever-se na Segundinha desse ano.
Caso não participasse da edição de 2022 da Segundinha, o CFZ-DF seria desfilado da FFDF (Federação de Futebol do Distrito Federal), devido ao longo hiato longe dos torneios oficiais. O clube do Zico, visa o acesso e para isso, aposta no treinador Marcelo Melo. O comandante tem vasta experiência nas divisões inferiores do futebol carioca e enxerga o desafio com o CFZ, o maior de sua carreira.
“Para mim, Marcelo Melo, é um prazer enorme misturado com felicidade e responsabilidade muito grande, pelo tamanho do CFZ e sua história. Venho de um cenário no Campeonato Carioca, por várias equipes ao longo da minha carreira, acostumado a grandes desafios e esse é o maior de todos. Tenho certeza e fé que faremos um grande campeonato”, afirmou Marcelo.
- Leia também
– Aposta na base é a premissa do Greval para a disputa da Segundinha
– Cruzeiro-DF começa a se preparar e marca apresentação para a Segundinha
– Fim de uma era? Bolamense terá mudança de nome e escudo para a Segundinha
Campeão do Candangão de maneira invicta, em 2002 (sob o comando de Reinaldo Gueldini), o CFZ busca honrar a tradição e a história, porém, o clube estará acompanhado dos rebaixados da primeira divisão candanga em 2021: Real Brasília, Samambaia e Sobradinho (Botafogo Cristalina, Brazlândia e Legião completam o grupo B). O novo treinador está ciente da dificuldade, mas o foco é a ascensão à elite do futebol brasiliense.
“O trabalho que estamos fazendo é visando o acesso. Com certeza sabemos que não é fácil, caímos em um grupo difícil, mas também sabemos o que queremos e o que buscamos”
Apesar de todas as dificuldades financeiras, o planejamento do CFZ tem sido bem feito e o time já conta com elenco e comissão técnica definidos. O maior desafio da agremiação é a definição de um mando de campo. “Ainda estamos em busca, a dificuldade é grande nesse quesito por ter poucos palcos disponíveis. Estamos tentando em Alexânia” confirmou Marcelo Melo.
Comissão Técnica do CFZ-DF
Técnico: Marcelo Melo
Auxiliar técnico: Jhonny Barros
Preparador físico: Luís Carlos
Massagista: Robson Cardoso
Gerente de Futebol: Alcides Silva
A estreia do CFZ na Segundinha será em casa, em 31 de julho, às 15h30, contra o Sobradinho. 14 equipes foram dividas em dois grupos, com sete times cada. Todos da chave se enfrentarão em turno único e a cada rodada um descansa. No final da primeira fase os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. Os dois finalistas disputarão o título e terão o acesso garantido para o Candangão 2023.