Por João Marcelo
Em situações completamente opostas na Série D do Campeonato Brasileiro, Brasiliense e Gama já sabem quando entrarão em campo para fechar a fase de grupos. Na noite desta quinta-feira, 12 de agosto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou as datas dos confrontos da 13ª e 14ª rodadas, as últimas da parte classificatória da competição. Antes, o Jacaré e o Periquito ainda farão mais dois jogos, válidos pelas 11ª e 12ª rodada.
A 13ª rodada terá seu início em 28 de agosto, um sábado, para as equipes do Distrito Federal. O Brasiliense será o primeiro a entrar em campo, às 15h. O atual vice-líder do Grupo 5 recebe o Porto Velho, equipe de Rondônia que está na sexta posição, no estádio Serejão, em Taguatinga. Uma hora depois, a bola rola para o Gama, sétimo colocado do grupo, e Aparecidense, que lidera a chave. O clube goiano será o mandante e o confronto terá o estádio Aníbal Toledo, em Goiás, como palco.
Fechando a fase de grupos, todos os confrontos ocorrerão no mesmo dia e horário. Em 4 de setembro, também um sábado, às 16h, todas as partidas terão seu início. O Gama receberá outro goiano, o Jaraguá, no estádio Ciro Machado, o Defelê, na Vila Planalto, na partida do penúltimo contra o último colocado do grupo. Já o Brasiliense viaja até Goiás para encerrar a fase classificatória frente à Aparecidense, confronto dos atuais líderes do Grupo 5.
Duas próximas rodadas serão decisivas para os clubes do Distrito Federal
O Brasiliense, em situação bem mais confortável que seu rival, pode definir sua classificação à próxima fase já nas duas rodadas seguintes caso vença os dois confrontos. Neste sábado, 14 de agosto às 15h, o Jacaré tem partida contra o União Rondonópolis-MT. A equipe de Mato Grosso é a quinta colocada do Grupo 5 com dois pontos a menos que o vice-líder Brasiliense. E no domingo, 22 de agosto, às 16h, a equipe de Vilson Tadei enfrenta o Nova Mutum-MT, que ocupa a terceira posição.
Já o Gama fica cada vez mais distante de uma classificação para a fase eliminatória da quarta divisão nacional. Com oito pontos e na sétima colocação, o alviverde candango enfrenta o Nova Mutum-MT neste domingo, 15 de agosto às 16h, e o União Rondonópolis em 21 de agosto às 16h. O time comandado por Marcelo Caranhato precisa tirar uma diferença de nove pontos do atual quarto colocado, Goianésia-GO, e ainda torcer contra os rivais diretos para ter chances.