Torneio bem quisto pelos clubes do Distrito Federal por dar uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil – e abrir uma outra para o futebol candango -, a Copa Verde terá, outra vez, a participação de duas equipes do quadradinho. Nesta semana, antes do prazo máximo estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Brasiliense e Ceilândia confirmaram a participação no torneio. Além deles, outros times estão garantidos
O Jacaré tem o direito de jogar a competição, da qual foi campeão em 2020, por ser o atual detentor do título do Campeonato Candango. Vice no certame local na última temporada, o Ceilândia conta com o mesmo benefício. Além do Distrito Federal, o torneio com viés de sustentabilidade conta com participantes de outros 12 estados das regiões Centro-Oeste, Norte e do Espírito Santo.
Segundo levantamento feito pela reportagem do Distrito do Esporte com os clubes, Trem-AP, Goiás, Vila Nova, Manaus, Princesa de Solimões, União Rondonópolis-MT, Cuiabá, Operário-MS, Paysandu, Remo, Humaitá-AC, São Francisco-AC, Atlético-AC, Tocantinópolis e Interporto-TO confirmaram publicamente a participação na edição de 2023 da Copa Verde. Atlético-GO e Aparecidense recusaram a vaga. Os demais não se manifestaram.
Na temporada de 2023, a Copa Verde foi realocada para o primeiro semestre. A mudança foi feita pela CBF para atender um pedido das equipes envolvidas na disputa, pois todas vão estar envolvidas nos estaduais de forma simultânea, facilitando o planejamento. No calendário da entidade máxima do futebol está marcado para começar em 18 de fevereiro, com a segunda partida da final em 3 de maio.
A competição terá cinco fases. A primeira é composta pelos 16 clubes piores ranqueados no RNC dentre as 24 equipes classificadas. Estes disputarão uma partida eliminatória em 18 de fevereiro, data prevista. Os vencedores dos confrontos irão para as oitavas e enfrentarão os oito melhores ranqueados dentro dos elegíveis ao torneio. Assim como na primeira fase, um jogo único, em 22 de fevereiro ou 1º de março, definirá os classificados.