A Copa do Mundo Feminina começa na próxima quinta-feira (20/7), e a seleção brasileira estreia quatro dias depois, em 24 de julho, às 8h, contra o Panamá. E nesta sexta-feira (14/7), o governo brasileiro decidiu pelo ponto facultativo para funcionários públicos nos jogos da equipe comandada por Pia Sundhage. A ausência dos servidores ocorrerá durante a partida e se estenderá até duas horas após o fim dos confrontos.
Na última semana, a ministra do Esporte Ana Moser propôs ponto facultativo nos jogos da seleção brasileira. Desde então, as tratativas se intensificaram, e na noite desta sexta-feira (14/7), o presidente Lula decidiu positivamente. Agora, falta a portaria ser assinada pela ministra da Gestão e Inovação Esther Dweck, o que deve ocorrer na próxima terça-feira (18/7). Esta será a primeira vez que o Mundial Feminino contará com ponto facultativo.
A seleção brasileira estreia em 24 de julho, uma segunda-feira, às 8h, contra o Panamá. A segunda rodada ocorrerá no sábado seguinte, 29 de julho, às 7h, e as francesas serão as adversárias. O último jogo da fase de grupos será em 2 de agosto, quarta-feira, às 7h, contra a Jamaica. O expediente nesses dias iniciará após duas horas do término e seguirá até as partidas seguintes que as comandadas de Pia Sundhage disputarão. A compensação das horas não trabalhadas acontece até o dia 29 de dezembro, segundo o documento.
Caso avance em primeiro lugar, as comandadas de Pia Sundhage jogam em 8 de agosto, terça-feira, às 8h. Se for em segundo, o Brasil entra em campo no mesmo dia, mas às 5h. As quartas de final para a seleção brasileira serão disputadas no sábado, 12 de agosto, às 4h (se primeiro lugar na fase classificatória) ou às 7h30 (se na segunda colocação). A semifinal acontece em 16 de agosto, quarta-feira, às 7h. O confronto valendo o título da Copa do Mundo Feminina está marcado para 20 de agosto, domingo, às 7h, e a decisão do terceiro lugar no dia anterior, às 5h.
Brasilienses no plantel da seleção brasileira
Entre as convocadas, duas são brasilienses: a atacante Nycole Raysla e a zagueira Tainara, selecionada como suplente. A jogadora do sistema ofensivo da seleção brasileira se recupera de uma entorse no tornozelo direito, e sua participação no Mundial ainda é estudada pela comissão técnica de Pia Sundhage. A atleta do Distrito Federal fez o primeiro treinamento completo na manhã desta sexta-feira (14/7).