O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, está oficialmente confirmado como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. Na tarde desta quarta-feira (7/5), a Fifa divulgou as oito cidades selecionadas para a organização da competição internacional. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, acompanhado por personalidades dos demais estados escolhidos.
Além da capital federal, o Mundial será realizado em Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Neo Química Arena). Da lista inicial de 12 candidatas, Belém, Cuiabá, Manaus e Natal foram cortadas. Das regiões do país, apenas o Norte não terá jogos.
O processo de escolha das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina começou em agosto de 2024. Equipes especializadas da Fifa, representando as principais áreas operacionais essenciais para a organização do torneio, visitaram as candidatas, avaliando a infraestrutura e as instalações propostas, conforme os requisitos de organização. Brasília recebeu boa avaliação da entidade.

Nos próximos dias, a capital federal receberá uma nova visita de funcionários da Fifa para iniciar a trajetória como anfitriã do Mundial, dando início à fase de planejamento operacional. Os próximos marcos rumo a 2027 incluem a divulgação da tabela de jogos e o lançamento oficial da marca da competição. O Mané Garrincha deve receber um número considerável de partidas do evento.
No documento das candidaturas enviadas à Fifa, a CBF fez um organograma prévio do evento marcado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. No planejamento, a entidade indicou cerca de oito jogos previstos para Brasília. A entidade máxima do futebol internacional, no entanto, definirá a quantidade final de partidas por cidade. A abertura e a decisão, porém, devem ser no Maracanã.
Todos os estádios escolhidos pela Fifa, inclusive, participaram da Copa do Mundo masculina de 2014, realizada no país. “Seguiremos trabalhando em estreita colaboração com as cidades-sede na emocionante jornada que temos pela frente, criando momentos inesquecíveis em cada um dos estádios de vocês em 2027, e garantindo que esse torneio tenha um grande e amplo impacto positivo”, destacou Infantino.
“Acompanhei de perto os trabalhos das 12 cidades indicadas pela CBF que se candidataram para sediar o torneio e gostaria de agradecer do fundo do meu coração a todas as pessoas que se dedicaram a tornar esse sonho realidade. As cidades-sede escolhidas pela FIFA já contam com estádios e centros de treinamento modernos para receber jogadoras e torcedores de todo o mundo”, complementou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.