Falta pouco para o maior jogo da história do Capital. Nesta quarta-feira (19/2), o Tricolor Candango entra em campo pela primeira vez na Copa do Brasil diante da Portuguesa, do Rio de Janeiro. Os cariocas desembarcam no DF na terça (18/2), um dia antes da bola rolar. A partida está marcada para o Estádio JK, às 20h. O duelo não terá transmissão com imagens, conforme determinado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Não existem vantagens no placar: quem vencer nos 90 minutos, se classifica; em caso de empate, a definição será nos pênaltis.
A Lusa chegou de “rebote” nesta edição do torneio. Com o título do Flamengo da Copa do Brasil, mais uma vaga na competição se abriu aos clubes do Rio de Janeiro. Assim, a Portuguesa, sétima colocada do Cariocão em 2024, foi a beneficiada com a classificação. Esta será a terceira participação da Lusa na competição nacional. A primeira foi em 2022, quando chegou até a terceira fase e eliminou o CRB-AL e o Sampaio Côrrea-MA. Em 2024, foi eliminado ainda na segunda fase para o Cuiabá, nos pênaltis. Antes, havia eliminado o Audax-RJ.
Clique e leia mais sobre o Capital:
- Capital x Portuguesa-RJ: Coruja abre venda de ingressos para Copa do Brasil
- Capital vira sobre o Paranoá e volta à zona de classificação no Candangão
- Capital age rápido e anuncia Marcelo Cabo como novo treinador para 2025
Esta temporada é de reafirmação da Lusa no cenário regional – e nacional. A última temporada foi recheada de expectativas para os torcedores do clube por se tratar do ano do centenário. No entanto, a maioria das metas não foram cumpridas. No Campeonato Carioca, mesmo com a classificação à Taça Rio, foi eliminado ainda nas semifinais. Depois, na Série D do Brasileirão, depois de quase conseguir o acesso à terceira divisão em anos anteriores, a Portuguesa decepcionou mais uma vez e caiu na terceira fase, para o Maringá, Tudo isso além da já citada eliminação na Copa do Brasil.
Evaristo Piza foi o escolhido para comandar a Portuguesa no início desta temporada, mas deixou a equipe depois de apenas duas partidas e partiu rumo ao Retrô-PE. Douglas Ferreira, antes auxiliar, foi efetivado para os restantes dos compromissos. De lá para cá, foram duas vitórias, dois empates e cinco derrotas em nove partidas. No recorte com o novo treinador, são dez gols marcados e 19 sofridos. Atualmente, a Lusa ocupa a vice-lanterna do Cariocão, com dez pontos somados. Mesmo com o desempenho abaixo, a equipe lusitana não corre mais riscos de rebaixamento.
A equipe da Ilha do Governador chega ao Distrito Federal mais tranquila em comparação à semanas anteriores. Com a confirmação do rebaixamento do Bangu, a Portuguesa se livrou de qualquer risco de queda e agora sonha com a classificação à Copa Rio. De quebra, no domingo (16/2), os lusitanos voltaram a vencer depois de seis partidas. O triunfo veio diante do Maricá, por 3 a 1. Lohan e Hélio foram os responsáveis por balançar as redes – o segundo dos três gols marcados pela Lusa foi contra. Na próxima e última rodada do Campeonato Carioca, a Lusa enfrentará o Sampaio Côrrea, neste sábado (22/2).
O grande nome da equipe é Romarinho – não é o do Capital, muito menos o do Ceilândia. Este tem 31 anos e é formado nas categorias de base do clube lusitano. No começo deste ano, o meia-atacante se tornou o jogador com mais jogos na história da Portuguesa. Outro atleta a chamar atenção neste início de temporada é o artilheiro Lohan, de 29 anos. Dos dez gols marcados pela Lusa em 2025, quatro saíram dos pés do centroavante. No meio-campo, as atenções ficam para o volante Henrique Rocha.
Provável escalação da Portuguesa para enfrentar o Capital:
Douglas Borges; Lucas Mota, Victor Pereira, Thomas Kayck e Joazi; Wellington Cézar, Henrique Rocha, Anderson Rosa e Romarinho; Elicley e Lohan. Técnico: Douglas Ferreira

De acordo com a programação da Portuguesa, a delegação do clube desembarca no Distrito Federal nesta terça-feira (18/2), um dia antes da partida contra o Capital. O duelo no Estádio JK está agendado para às 20h. Com um novo regulamento na Copa do Brasil, não existem vantagem para nenhum dos lados: o vencedor no tempo regulamentar avança; se tudo permanecer empatado, a partida vai para os pênaltis. Quem passar, aguarda o resultado da partida entre Porto Velho-RO e Cuiabá para a definição do adversário na segunda fase. A premiação pode R$ 830 mil aos cofres da equipe classificada.