26.5 C
Brasília
sábado, 5 de outubro de 2024

Copa do Brasil: equipes do Distrito Federal não avançavam juntas desde 2007

Esta é a quarta vez que duas equipes do Distrito Federal avançam juntas à segunda fase da Copa do Brasil desde quando a competição contou com dois ou mais times da capital federal na mesma edição

- Continua após a publicidade -

O Distrito Federal está sendo bem representado na Copa do Brasil 2022 por Brasiliense e Ceilândia. As duas equipes avançaram à segunda fase da competição eliminando Humaitá-AC e Londrina-PR, respectivamente. Apesar de não ser novidade, dois clubes da capital federal conseguirem classificação no mata-mata na mesma edição não acontecia desde 2007. À época, Brasiliense e Gama despacharam diversos adversários e foram longe no certame.

Desde 2000, exceto em 2001, o Distrito Federal tem dois ou mais representantes na competição. Contando a atual edição, apenas quatro vezes duas equipes avançaram à segunda fase do torneio. A última, em 2007, foi onde as equipes foram mais longe de forma simultânea. O Jacaré foi mais longe chegando a semifinal do torneio e o alviverde candango foi até às oitavas.

O Gama começou a competição eliminando Araguaína-TO na primeira fase, o Vasco na segunda e deu adeus à competição nas oitavas ao ser derrotado pelo Figueirense-SC. O Brasiliense derrotou o Barra das Garças-MT na primeira fase, o Juventude-RS na segunda, passou pelo Cruzeiro-MG nas oitavas, o Ipatinga-MG nas quartas e caiu para o Fluminense na semifinal da competição. O clube carioca derrotou o Figueirense, que havia eliminado o alviverde candango, na grande final.

- Continua após a publicidade -

Outras duas edições contaram com duas classificações

Em 2006, o Distrito Federal também contou com classificações na primeira fase, mas os clubes da capital federal não foram tão longe como em 2007. O Brasiliense e o Ceilândia foram os representantes e saíram nas oitavas e segunda fase, respectivamente. O Jacaré passou por São Raimundo-RR e Remo-PA antes de cair para o Santos-SP. Já o Gato Preto eliminou o Bahia-BA, mas sofreu revés na fase seguinte para o Fortaleza-CE.

A outra edição que contou com duas classificações foi em 2004. Naquela edição, Gama e Brasiliense foram as equipes qualificadas para representar o Distrito Federal. Assim como em 2006, as equipes caíram nas oitavas e na segunda fase da competição. O Jacaré começou a competição eliminado o ASA-AL, mas sucumbiu frente ao Goiás-GO. O Periquito foi uma fase mais adiante que o rival. O alviverde eliminou o Paranavaí-PR e o Botafogo-RJ, e deu adeus ao torneio contra o Palmas-TO.

Época de um representante: três classificações em 11 edições

De 1989, ano da primeira edição do torneio, até 1998 e mais 2001, o Distrito Federal teve apenas um participante na competição. A primeira classificação ocorreu no ano de estreia do torneio. À época, o Tiradentes, campeão do Candangão de 1988, fez duas partidas contra Atlético-GO e se classificou no placar agregado de 1 a 0. Na segunda fase, o Corinthians-SP. O primeiro confronto foi um massacre alvinegro com 5 a 0 e no jogo decisivo, vitória candanga por 1 a 0, classificando o time paulista.

Em 1990, foi a vez do Taguatinga jogar a competição. Duas vitórias por 1 a 0 na primeira fase contra o Vitória-BA garantiu a vaga do TEC para enfrentar o Flamengo-RJ. O clube candango perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 e empatou o segundo em 1 a 1, classificando o clube carioca que conquistaria o primeiro título do torneio. Em 2001, último ano com uma equipe representando o DF, o Gama chegou até a segunda fase eliminando o Palmas-TO e sendo eliminado pela Ponte Preta-SP.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P