Os times do Distrito Federal estão se preparando para a disputa da temporada de 2023, mas nesta segunda-feira (26/12) ganharam um spoiler de um dos sonhos para 2024: disputar a Copa do Brasil. Ao divulgar o regulamento da próxima temporada do torneio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também revelou como se dará a distribuição de vagas para a edição seguinte do torneio nacional.
A principal mudança anunciada pela entidade máxima do futebol brasileiro foi o fim da distribuição de vagas por meio do ranking nacional de clubes. A mudança vai impactar bastante, pois 80 dos 92 classificados para a edição de 2024 da Copa do Brasil vão sair dos campeonatos estaduais. Porém, para o Distrito Federal, a quantidade de vagas disponíveis seguirá a mesma: duas.
Isso ocorrerá devido à posição da capital federal no ranking de federações da CBF. O 1º e a 2º colocados (São Paulo e Rio de Janeiro) terão seis. Do 3º ao 5º (Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná) terão cinco lugares. Entre o 6º e o 14º (Santa Catarina, Ceará, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Paraná e Maranhão) a distribuição será de três vagas cada.
Clique e saiba mais
– Prêmio Dimba 2022: escolha o gol mais bonito da temporada
– Capital apresenta elenco e começa preparação para 2023
– Candangão 2023: veja todas as partidas da primeira fase do torneio
O grupo restante do ranking de federações da CBF (do 15º ao 27º colocados) contará com apenas duas vagas na Copa do Brasil de 2024. Vigésimo primeiro na lista, o Distrito Federal está justamente nesse setor da distribuição, ao lado de Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Amazonas, Piauí, Acre, Espírito Santo, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amapá.
No caso candango, a lógica de distribuição das vagas será a mesma dos últimos anos, com a classificação do campeão e do vice do Campeonato Candango. Os estados com três ou mais vagas poderão preencher seus espaços na Copa do Brasil de 2024 de outras maneiras que definirem, como uma copa local ou algum outro torneio seletivo montado à critério da federação de futebol.