O Estádio Nacional Mané Garrincha irá receber a decisão da Recopa Sul-Americana. Na tarde desta terça-feira (30/3), a Conmebol escolheu Brasília para receber a partida decisiva do torneio disputado entre o Palmeiras, campeão da Libertadores, e o Defensa y Justicia-ARG, campeão da Copa Sul-Americana. O jogo com mando do time alviverde está programado para acontecer em 14 de abril.
A partida estava inicialmente programada para São Paulo, mas acabou transferida para a capital federal. O motivo da mudança foi a restrição do governo paulista à competições esportivas devido à pandemia do novo coronavírus. No estado, nenhum torneio esportivo tem autorização para ser disputado. Inclusive, o Campeonato Paulista precisou ser paralisação durante a disputa da 5ª rodada.
📌 ¡Cambio de estadio! El partido de vuelta de la CONMEBOL #Recopa entre #Palmeiras y #DefensaYJusticia será en Brasilia.
🏆 Mudança de local! O jogo de volta da CONMEBOL #Recopa entre @Palmeiras e @ClubDefensayJus mudou de São Paulo para Brasília. pic.twitter.com/axmQxwVQU9
— CONMEBOL Recopa (@ConmebolRecopa) March 30, 2021
A escolha pelo Mané Garrincha foi do Palmeiras. Com isso, a capital federal deve se tornar a casa provisória do time alviverde. Três dias antes, em 11 de abril, os paulistas devem disputar no mesmo local a Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Esse fato, inclusive, pesou na escolha do Verdão pela capital federal. A ideia é que a logística fique facilitada com as duas decisões acontecendo no mesmo lugar.
A conquista inesperada da final da Recopa Sul-Americana faz um Estádio Nacional Mané Garrincha alcançar um objetivo antigo de receber uma decisão internacional. Nos últimos anos, a principal arena esportiva do Distrito Federal se colocou na disputa para receber a decisão única da Copa Sul-Americana. A capital, inclusive, segue no páreo para ser a casa do torneio em um das próximas três temporadas.
Com o fim do decreto de lockdown que impediu a realização de competições esportivas – incluindo jogos do Campeonato Candango -, o Distrito Federal se tornou rota principal de grandes eventos. Além da Recopa, a Supercopa do Brasil deve ser confirmada para Brasília nos próximos dias. No fim de semana, a LNB também escolheu a cidade para sediar a reta final da primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB).