A Comissão de Arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) convocou árbitros de 10 Associações Membro para a pré-temporada 2023, marcada para acontecer em Luque, no Paraguai. O brasiliense Sávio Pereira Sampaio, árbitro Fifa desde dezembro de 2021, está entre os escolhidos para se preparar na cidade paraguaia entre 17 e 20 de janeiro de 2023.
Na lista de convocados Conmebol, estão 127 árbitros, assistentes e profissionais do VAR de dez países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Além destes, também foram chamados 25 membros para ocupar outras funções. Ao todo, são 23 representantes brasileiros nas funções dentro e fora dos gramados.
- Sávio Sampaio, do Distrito Federal, entra no quadro de árbitros da FIFA
- Pela primeira vez, Sávio Sampaio apitará jogo da Copa Sul-Americana
As atividades contam com provas físicas e teóricas e estão sendo realizadas pelos profissionais de arbitragem desde a última quinta-feira (12/1), divididos em três grupos e de acordo com a chegada da sua respectiva delegação. Os árbitros também vão receber treinamento do sistema do VAR, nos quais estão destinados a desempenharem função na tecnologia de arbitragem de vídeo, com simulações de situações reais de jogo. Atividades seguem até 25 de janeiro.
Sávio Pereira Sampaio entrou para o quadro de árbitros da FIFA em dezembro de 2021 e já atuou em duas competições internacionais, ambas em 2022, na função de quarto árbitro na Copa Libertadores da América e em sua estreia como árbitro principal na Copa Sul-Americana, em partida válida pela 4ª rodada.
O árbitro foi o segundo profissional do Distrito Federal a compor o mais alto patamar da arbitragem mundial, com a assistente Leila Naiara da Cruz, que nos últimos dias foi convocada para a Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia, entre julho e agosto.