Líder absoluto do Grupo A5 e dono da melhor campanha de toda a Série D do Campeonato Brasileiro, o Brasiliense está classificadíssimo para o mata-mata da competição. Nesta segunda fase, antecedente às oitavas de final, o Jacaré terá o Real Noroeste, do Espírito Santo, como adversário. Em confrontos de ida e volta, as partidas desta fase iniciam no próximo fim de semana. Todavia, os mandos de campo já foram previamente definidos segundo o regulamento da entidade: a equipe com a campanha superior decide em casa. Sendo assim, a equipe candanga decidirá a vaga como mandante, no Estádio Serejão.
Alocado no Grupo A6, o Real Noroeste-ES garantiu a vaga na última rodada, neste sábado (21/7). Após a classificação antecipada de Nova Iguaçu-RJ, Portuguesa-RJ e Itabuna-BA, restava apenas um lugar para o mata-mata, disputado entre duas equipes do Espírito Santo. Dentro de casa, o ‘Merengue Capixaba’ precisava vencer o Itabuna-BA e torcer por uma derrota ou empate do contemporâneo Serra-ES, diante do Audax-RJ. Dito e feito: vitória sobre os baianos por 3 a 2 e empate no outro duelo por 1 a 1.
Foram 20 pontos conquistados em 14 partidas disputadas pelo Real Noroeste. Ao todo, a equipe obteve cinco vitórias e empates, completadas por outras quatro derrotas. Um aproveitamento de 47%, somado a um saldo de gols não muito positivo. A equipe marcou 16 gols e sofreu outros 15. O primeiro triunfo da equipe veio depois de seis jogos, diante do Audax-RJ, último colocado. Contra a Portuguesa-RJ – clube do ex-Brasiliense Hernane Brocador, o ‘Merengue Capixaba’ saiu derrotado por 3 a 0.
De qualquer forma, este não será o primeiro confronto entre Brasiliense e Real Noroeste pela segunda fase da quarta divisão nacional. O duelo repete o embate de 2020, quando o Jacaré se garantiu nas oitavas de final da Série D após um empate e uma vitória na partida decisiva. No jogo de ida, no Estádio Águia Branca, as equipes empataram em 1 a 1 – Luquinhas abriu para os candangos e Isaías empatou para os mandantes. No embate decisivo, no Estádio Serejão, Zé Love marcou duas vezes e Peninha fechou o placar amarelo: 3 a 0.
Clique e leia mais:
- Partiu, mata-mata! Brasiliense bate o Anápolis e encerra 1ª fase da Série D
- Confira o retrospecto do Brasiliense contra times capixabas em mata-matas
- Brasiliense garante primeiro lugar do grupo com uma rodada de antecedência
Esta é a quarta vez que o Real Noroeste marca presença na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe conquistou a vaga para esta edição ao conquistar o tricampeonato capixaba, em 2023, diante do Nova Venécia. Dentre as participações, a mais longínqua foi em 2022, quando chegou até as oitavas de final, mas acabou eliminado pelo Caxias do Sul – equipe que seria responsável por acabar com o sonho do acesso do Ceilândia no último ano.
Além da recente ascensão ao conquistar três títulos capixabas consecutivos (2021, 2022 e 2023), o Real Noroeste foi responsável por formar o último jogador a vestir a camisa nove da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo: Richarlison. Antes de chamar atenção do América-MG, o ‘Pombo’ iniciou a carreira no Merengue Capixaba, situado em Águia Branca, cidade vizinha de Nova Venécia, local de crescimento do jogador do Tottenham-ING.
Por ser o clube formador do atleta, o Real Noroeste conta com o sistema de solidariedade da FIFA e recebe um valor percentual a cada transferência do centroavante. Desde que deixou o clube em 2014, Richarlison já movimentou cerca de R$103,950 milhões, em valores ajustados na cotação atual. Profissionalmente, o atacante atuou profissionalmente no Brasil pelo América Mineiro e Fluminense, entre 2015 e 2017. Deixou o Tricolor Carioca para rumar à Inglaterra, onde passou por Watford e Everton, até desembarcar no Tottenham.