26.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Conheça detalhes do plano da CBF para a Copa Feminina passar por Brasília

No planejamento entregue à Fifa, CBF idealizou a realização de oito jogos no Mané Garrincha e listou espaços para treinamentos

- Continua após a publicidade -

Definitivamente na rota da Copa do Mundo Feminina, Brasília tem um plano extremamente detalhado para receber possíveis jogos da competição de 2027. Na última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entregou à Fifa a candidatura oficial do país à próxima edição do torneio de seleções. No documento de 126 páginas, a entidade explica a logística imaginada para cada uma das cidades-sedes.

O Distrito do Esporte teve acesso e analisou todas as nuances do BID Book elaborado pela CBF. A proposta tem como slogan a frase “As natural as football (tão natural quanto o futebol, em tradução livre)” e confirma a intensão de organizar a Copa Feminina de 2027 em oito cidades do país. Além de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo integram a ideia.

Assim como em outras competições internacionais realizadas na capital federal, o Estádio Nacional Mané Garrincha é o ponto principal de jogos. Na composição da proposta para persuadir a Fifa, a CBF destaca a proximidade da arena com hotéis e possíveis pontos de treinamento. Todos os pontos citados pela entidade ficariam em um raio de, aproximadamente, 40km.

- Continua após a publicidade -

Vários locais estão colocados à disposição como centros de treinamentos para as seleções: o Abadião, o Bezerrão, o CT do Gama, o CT do Brasiliense, o CT do Real Brasília, o Defelê e a Cecaf são listados no documento. O Home é apontado como hospital de referência. O B Hotel seria o hotel VIP da Fifa. O Grand Mercure, o Widsor Plaza, o Royal Tulip Alvorada e o HPlus Premium são outras acomodações listadas.

Jogos em Brasília

No planejamento, a CBF lista Brasília como uma das principais cidades de realização da Copa do Mundo Feminina de 2027. Ao lado de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, a capital abrigaria oito jogos da competição de seleções. No Mundial masculino de 2014, em comparação, foram sete. Se a ideia for acatada na íntegra, seriam cinco partidas da primeira fase, uma das oitavas de final, uma das quartas e uma das semis.

Reprodução/Fifa

Até mesmo as datas dos jogos são citadas. A estreia da Copa Feminina em Brasília seria em 26 de junho, um sábado. A semifinal destinada para a capital federal teria bola rolando em 21 de julho. Ainda mantendo a logística de competições de grande porte em território brasileiro, a Fifa indicou o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, como palco da grande final de 25 de julho.

Extremamente detalhado, o plano de organização da Copa do Mundo Feminina prevê, até mesmo, um local em cada cidade para a realização da Fifa Fan Fest, tradicional evento de reunião de torcedores fora dos estádios para acompanharem os jogos. Em Brasília, o espaço indicado foi o da Torre de TV, próximo ao Mané Garrincha. A capacidade citada é de 30 mil pessoas por dia.

A decisão, agora, está nas mãos da Fifa. Além da candidatura brasileira, outras duas foram registradas para concorrer pelo direito de realizar a Copa do Mundo Feminina de 2027: a dupla de Estados Unidos e México e tripla formada por Bélgica, Holanda e Alemanha. A entidade promete tomar uma decisão sobre quem vai realizar o torneio em maio de 2024, durante um congresso na Suíça.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P