Em exatamente uma semana, os eleitores da capital federal irão às urnas eletrônicas escolherem seus candidatos preferidos a assumir o governo do Distrito Federal. Ao todo, dez nomes estarão à disposição do eleitor e seus planos de governo são de conhecimento público através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Distrito do Esporte separou as pautas esportivas dos cinco primeiros colocados nas pesquisas eleitorais para colaborar com a escolha do votante.
O DDE utilizou a pesquisa do Instituto Ipec, divulgada na última quarta-feira (21/9), para definir os cinco candidatos ao Palácio do Buriti a terem seus planos, em relação ao esporte, abordados. Assim, na ordem de intenção de votos, Ibaneis Rocha (MDB), Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT), Paulo Octávio (PSD) e Izalci Lucas (PSDB) foram selecionados. As outras seis candidaturas terão seus planos de governo anexados através de um link no final da matéria.
Veja os principais pontos dos candidatos em relação ao esporte
Ibaneis Rocha (MDB) – 15
Candidato à reeleição e líder das pesquisas com 40% das intenções de voto, Ibaneis Rocha divulgou o plano de governo com 72 páginas. Duas delas são denominadas “Esporte e Lazer”. Nos pontos, o emedebista lista ampliação do número de atletas e esportes no Programa Bolsa Atleta, implementação do “Campeonato de Futebol Amador Rural” – promessa de sua última campanha em 2018 – e inclusão dos “Jogos Abertos da Terceira Idade” no calendário esportivo do DF.
Além disso, Ibaneis elenca a criação do projeto “Amigos da Gente”, onde incentivará a prática esportiva e a formação de futebolistas em todas as Regiões Administrativas da capital. O atual governador do Distrito Federal ainda diz incentivar a prática de esportes não-poluentes no Lago Paranoá. Esses dois últimos também constavam em seu último plano de governo. Para mais, cita a ampliação do número de Centros Olímpicos e Paralímpicos, fomentar as corridas de rua e provas de ciclismo.
Leandro Grass (PV-PT-PC do B) – 43
Com 13% das intenções de voto, o candidato do Partido Verde defende a política pública do esporte como um espaço sem preconceitos, discriminação e estereótipos, e que ela seja inclusiva para combater a misoginia, o racismo, a homofobia e a transfobia. Leandro justifica o início da política pública do esporte, com acesso universal e gratuito, com aumento da abrangência dos programas e projetos, com destaque para maior capilaridade dos Centros Olímpicos espalhados pelo território do DF.
Leandro quer promover o esporte como atividade formadora e orientadora do público infantil e jovem, e de integralidade para adultos e idosos. Grass considera imprescindível a criação de uma Lei Geral do Esporte no Distrito Federal para consolidar o esporte como uma política de Estado. Desse modo, o candidato ao Buriti conjectura a instituição de um Sistema Distrital de Esporte e assegura a legitimidade na destinação de recursos públicos para o setor esportivo.
Leila do Vôlei (PDT) – 12
Em terceiro lugar nas pesquisas com 9% das intenções de voto, Leila do Vôlei disponibiliza um tópico denominado “Esporte e Lazer” com 25 itens em seu plano de governo. Dentre eles, a candidata defende a manutenção e ampliação do Programa Bolsa Atleta com a inclusão dos técnicos dos atletas com melhores resultados. A candidata do PDT quer realizar, de forma anual, o Prêmio Brasília Esporte e possibilitar a Corrida de Reis de Brasília e o Circuito de Corridas nas Regiões Administrativas.
Leila promete o lançamento do “Vizinho da Quadra”, onde será nomeado um guardião para o cuidado dos materiais esportivos das diversas praças esportivas, tais como pistas de skate, quadras de futebol, entre outras. Além disso, a candidata compromete-se a implementar um concurso público para Analista de Administração Pública para graduados em Educação Física e acordos com universidades para o desenvolvimento de pesquisas e banco de dados.
Paulo Octávio (PSD) – 55
O ex-vice-governador do Distrito Federal aparece em quarto lugar com 8% das intenções de voto. Seu plano de governo tem um tópico para o “Esporte e Lazer” com cinco itens. O primeiro refere-se ao retorno dos jogos escolares. Em seguida, Paulo Octávio atesta a revitalização e reconstrução dos espaços esportivos da capital, onde cita o Autódromo Internacional Nelson Piquet. Também promete eventos esportivos com agenda nacional e internacional no Lago Paranoá.
Assegura a retomada e melhoria de dois projetos: Vilas Olímpicas e Esporte à Meia-Noite. O candidato do PSD ao Palácio do Buriti ainda aborda a implementação da Rua do Lazer em todas as Regiões Administrativas aos domingos e a revitalização do Parque da Cidade e do Taguaparque. Além disso, Paulo Octávio pretende construir pistas de atletismo nos parques urbanos.
Izalci Lucas (PSDB-Cidadania) – 45
Com 5% das intenções de voto da população brasiliense, o senador em exercício Izalci Lucas ocupa a quinta posição dos candidatos ao governo do Distrito Federal. O nome escolhido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) coloca o esporte como um dos 15 eixos temáticos em uma listagem de 45 metas gerais, mas cita proposta em apenas uma, o seu trigésimo objetivo.
No propósito 30, Izalci promete a universalização das modalidades esportivas a partir das escolas com estrutura olímpica, vilas olímpicas e um projeto político-pedagógico do esporte. Além disso, segundo o plano de governo do candidato tucano, a capital federal se fortalecerá como sede de jogos e torneios diversos, tais como pan-americanos, olímpicos e paralímpicos.
Planos de governos dos demais candidatos*
- Veja o de Keka Bagno (PSOL-REDE) – 50
- Veja o de Lucas Salles (DC) – 27
- Veja o de Robson Raymundo (PSTU) – 16
- Veja o de Teodoro da Cruz (PCB) – 21
*A candidatura de Renan Arruda (PCO) está impugnada pelo TRE-DF. Rafael Parente (PSB) desistiu de concorrer ao governo. O candidato Coronel Moreno (PTB) não tem proposta de governo publicada no TSE.