27.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Confira como foi a última participação de um clube do DF na Série C

O Brasiliense acabou sendo rebaixado na Série C do Campeonato Brasileiro em 2013, após terminar na 9ª colocação do grupo A com 30 pontos conquistados. Clube de Taguatinga havia sido rebaixado da Série B para a 3ª divisão três anos antes

- Continua após a publicidade -

No último domingo (1/9), o sonho do futebol do Distrito Federal de retornar à Série C do Campeonato Brasileiro foi interrompido. O Brasiliense recebeu o Retrô no Estádio Serejão e acabou sendo eliminado nas quartas de final da quarta divisão nacional. Nos pênaltis, os pernambucanos venceram por 3 a 2, impedindo a classificação do Jacaré. A última participação de um clube do quadradinho no terceiro escalão nacional foi em 2013.

A equipe do Distrito Federal que participou da terceira divisão naquela temporada foi o Brasiliense. O esquadrão amarelo já acumulava dois anos na Série C: 2011 e 2012. O Jacaré havia sido rebaixado na Série B em 2010, quando terminou na 17ª colocação, com 46 pontos conquistados. O clube terminou empatado em pontuação com o Vila Nova, que acabou permanecendo na segunda divisão, porém, o representante goiano teve uma vitória a mais.

Na Série C do Campeonato Brasileiro de 2013, o Brasiliense estava no grupo A, juntamente com Santa Cruz, Luverdense, Treze, Sampaio Corrêa, Fortaleza, CRB, Águia de Marabá, Cuiabá, Baraúnas e Rio Branco. O terceiro escalão do futebol nacional daquele ano era disputado em duas chaves diferentes, com 10 clubes em cada uma. Porém, em 2013 foi diferente. O grupo do Jacaré ficou com 11 participantes, já que o Rio Branco foi reintegrado à competição após ser excluído em 2012.

- Continua após a publicidade -

Por conta disso, o número de clubes rebaixados aumentou para cinco, sendo três descensos no grupo A e dois no B. Na primeira rodada, o Brasiliense visitou o Sampaio Corrêa, no Maranhão, e acabou começando com o pé esquerdo. O clube nordestino aplicou uma goleada de 5 a 1 em cima dos candangos. Buscando uma recuperação na rodada seguinte, o Jacaré recebeu no Serejão o Baraúnas. O empate em 0 a 0 não deixou nenhum dos dois clubes satisfeitos.

Clique e saiba mais

Nas três primeiras rodadas, o Brasiliense somou apenas um ponto em nove disputados. A recuperação amarela começou na quarta rodada, com vitórias do Jacaré em cima do CRB, Rio Branco e Fortaleza. Com altos e baixos, o esquadrão amarelo continuou a saga em busca da permanência na Série C. No primeiro turno, a equipe terminou com 15 pontos, somando quatro vitórias, três empates e três derrotas.

No segundo turno, o Brasiliense somou os mesmos pontos da parte anterior, terminando a competição nacional com 30 pontos. Na última rodada, o clube do Distrito Federal perdeu por 2×1 para o Cuiabá dentro de casa. Caso acontecesse um empate, o Jacaré estaria livre do rebaixamento e jogaria mais uma temporada na terceira divisão. Mas a derrota deixou a equipe na 9ª colocação, com 30 pontos. O grupo A foi tão equilibrado, que a diferença do Brasiliense para o 1º colocado foi de apenas quatro pontos.

Juntamente com o Jacaré, os outros clubes rebaixados foram: Baraúnas, Rio Branco, Grêmio Barueri e CRAC. Porém, o clube de Catalão, em Goiás, se livrou do descenso após uma batalha no Superior Tribunal de Justiça Desportiva e pôde jogar a Série C na temporada seguinte. O Betim acabou sendo excluído em 2014 e o CRAC tomou a vaga do representante de Minas Gerais.

Jogos do Brasiliense na Série C em 2013

1º turno

Sampaio Corrêa 5×1 Brasiliense
Brasiliense 0x0 Baraúnas
Brasiliense 0x1 Luverdense
CRB 0x1 Brasiliense
Brasiliense 1×0 Rio Branco
Brasiliense 1×0 Fortaleza
Águia de Marabá 2×1 Brasiliense
Treze 1×1 Brasiliense
Brasiliense 0x0 Santa Cruz
Cuiabá 1×2 Brasiliense

2º turno

Brasiliense 2×1 Sampaio Corrêa
Baraúnas 0x1 Brasiliense
Luverdense 1×0 Brasiliense
Brasiliense 0x0 CRB
Rio Branco 1×2 Brasiliense
Fortaleza 2×2 Brasiliense
Brasiliense 2×0 Águia de Marabá
Brasiliense 2×2 Treze
Santa Cruz 2×0 Brasiliense
Brasiliense 1×2 Cuiabá

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P