Os grandes trabalhos do futebol brasileiro e mundial estão pautados, em maioria, no profundo conhecimento dos técnicos sobre os jogadores comandados. Normalmente, o tempo é um importante aliado para o sucesso em tal tática. No futebol local, Gama e Capital apostam nisso para ter sucesso no Campeonato Candango de 2024.
As táticas adotadas por alviverdes e tricolores na montagem do grupo para o torneio local é bem próxima. Os dois clubes decidiram apostar em técnicos responsáveis por acessos na última Série D do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Gama contratou Cícero Júnior, ex-Athletic-MG, o Capital investiu no acerto com Paulinho Kobayashi, ex-Ferroviário-CE.
Na formulação dos elencos, outro ponto em comum. No momento de garimpar o mercado, Gama e Capital deram preferência para jogadores de confiança dos treinadores. As duas equipes conseguiram convencer peças participantes das campanhas bem-sucedidas no Brasileirão a embarcar na missão de fazer outro trabalho positivo em parceria com os técnicos, desta vez no Candangão.
Na segunda-feira (4/12), o Gama confirmou um elenco com 25 jogadores. Seis deles estiveram sob o comando de Cícero Júnior no Athletic-MG. Os laterais PH e Cleiton, o zagueiro Wellington, o meio-campista Gui Mendes e os atacantes Patrick e Wanderson participaram do acesso mineiro à Série C do Brasileirão.
E o status de nome de confiança de aplica perfeitamente a alguns deles. Wanderson foi o mais utilizado na campanha da quarta divisão. Ao todo, foram 15 atuações. Gui Mendes, 11 vezes, e PH, 10, fecham o top-3. Os outros jogaram menos na Série D. Cleiton entrou em campo três vezes, enquanto Wellington e Patrick foram acionados outras duas.
Desde o anúncio da contratação de Kobayashi, o Capital confirmou a chegada de quatro atletas com passagem recente pelo Ferroviário. O zagueiro Eder Lima, o volante Felipe Guedes e os atacantes Kadu Barone e Deysinho chegam ao Distrito Federal com conhecimento de causa da fórmula de trabalho adotada pelo treinador da equipe tricolor.
Eder participou de impressionantes 22 partidas do Ferroviário na campanha do título da Série D do Brasileirão. Deysinho também teve alto índice de atuações, com 16 aparições no gramado. Felipe Guedes esteve no gramado sob a batuta de Kobayashi em 13 oportunidades. Kadu Barone ganhou nove chances no decorrer da competição nacional.
Daqui até o início do Campeonato Candango de 2024, Gama e Capital vão ter pouco mais de cinco semanas de preparação. Tempo suficiente para Cícero e Kobayashi se aprofundarem nas valências e pontos positivos dos elencos. No entanto, ter nomes conhecidos e de confiança é um trunfo e tanto para uma largada positivo na campanha na competição local.