Por Stefany Fernanda
Um jogo marcado por bastante barulho de duas torcidas que raramento tem a chance de ver seus times de perto. Assim foi o duelo entre Botafogo e Palmeiras, disputado na tarde deste sábado (25/5), no Estádio Nacional Mané Garrincha. Desde o início da partida, os apoiadores alviverdes e alvinegros mostraram bastante apoio aos seus respectivos times. Melhor para os torcedores do time paulista, que comemoraram a vitória do time por 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Gustavo Gómez.
Cada jogada realizada pelos dois times era uma festa no estádio. Nos primeiros minutos de jogo, a torcida que teve mais chance de comemorar foi a do Palmeiras. No primeiro, as melhores oportunidades foram do time paulista. Com um elenco mais qualificado, os alviverdes quase abriram o placar com o atacante Deyverson em um lance bastante plástico de bicicleta. E não parou por aí. Aos 8, Dudu tentou cruzamento, mas a bola desviou na zaga botafoguense e foi para escanteio.
Aos 16, a chance chegou novamente aos pés de Deyverson dentro da área, mas ao tocar para o gol, a bola desviou em Cícero e saiu para mais um escanteio para o alviverde. Com o passar do tempo, o jogo acabou esfriando. Inofensivo, o Botafogo foi chegou perto do gol pouquíssimas vezes. Antes do fim do primeiro tempo, a torcida organizada do Palmeiras entrou no estádio e deu um ânimo a mais, já que as torcidas não faziam tanta festa como no começo do jogo.
No segundo tempo, o Botafogo começou pressionando mais o time do Palmeiras em busca do gol que abriria o placar. Aos 3 minutos, Cícero criou a primeira chance de gol para o alvinegro, mas tocou forte demais na bola e mandou por cima do gol. O time alviverde não se intimidou com a pressão do alvinegro e aos 8 Deyverson teve uma grande oportunidade de abrir o placar, mas Gatito Fernández faz uma defesa e impediu a festa da torcida alviverde no Mané Garrincha.
Na sequência, o juiz amarelou Deyverson por simulação dentro da área. O lance causou muita conversa ao pé do ouvido do juiz, que optou por consultar o VAR. Com a demora, a torcida começa a chiar no Mané Garrincha. Porém, após analisar o vídeo, o dono do apito voltou atrás, retirou o cartão amarelo do jogador alviverde e marcou pênalti para o Palmeiras. Os jogadores do Botafogo reclamaram bastante da decisão. Na confusão, Gatito acabou sendo amarelado.
Depois de quase dez minutos de paralisação, finalmente a infração foi cobrada. Com bastante categoria, o zagueiro Gustavo Gómez bateu o pênalti e abre o placar para o Palmeiras fazendo a massa alviverde explodir. Aos 35 minutos, Dudu teve a chance de ampliar o placar para o time paulista, mas a bola passou por cima de gol, e deixou a torcida gritando apenas no uhhh. Por fim, o Verdão levou a melhor, garantiu mais três pontos e segue na liderança do Brasileirão.
BOTAFOGO 0
Gatito Fernandéz; Gilson; Gabriel; Conceição; Constanza; Cícero; Léo Valencia (Gustavo); Santana; João Paulo (Yuri); Luis Fernando (Igor Cássio); Diego Souza
Técnico: Eduardo Barroca
PALMEIRAS 1
Weverton; Diogo Barbosa; Gustavo Gómez; Luan (Antonio Carlos); M. Rocha; B. Henrique; Thiago Santos; Zé Rafael (Gustavo Scarpa); Lucas Lima (Moisés); Dudu; Deyverson
Técnico: Luiz Felipe Scolari